Fique atento à sarcopenia em idosos

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
sarcopenia em idosos

A sarcopenia em idosos é um grave problema, já que pode afetar diretamente sua qualidade de vida e longevidade saudável.

A massa muscular refere-se à quantidade de tecidos musculares em nosso corpo. Do momento em que nascemos até a idade adulta, nossos músculos crescem e se fortalecem, atingindo seu pico durante os 30 anos e depois entram em um declínio. 

Em outras palavras, começamos a perder massa muscular naturalmente a partir dos 30 anos. A consequência é a redução da força muscular, função e mobilidade à medida que envelhecemos. 

Quando a perda de massa muscular interfere nas atividades da vida diária, como caminhar, levantar objetos e subir escadas, temos um caso de sarcopenia. 

O risco de sarcopenia em idosos é particularmente alto entre pessoas acima de 60 anos e/ou com estilo de vida sedentário. 

Se não for gerenciado, pode afetar seriamente a saúde geral e a qualidade de vida. Infelizmente, esta condição é pouco reconhecida, porque muitas vezes é vista como uma parte natural do processo de envelhecimento. 

Mas não é assim, e por isso preparei o artigo que compartilho com vocês abaixo, onde falo mais sobre a sarcopenia em idosos.

O que é Sarcopenia?

Sarcopenia significa literalmente falta de carne, com “sarco” implicando “carne” e “penia” implicando “pobreza”. 

A sarcopenia como condição médica refere-se a uma perda progressiva e acelerada de massa e força muscular devido ao processo natural de envelhecimento. 

A perda de massa muscular devido à sarcopenia está associada a um risco aumentado de quedas, declínio funcional, fragilidade, incapacidade e até mortalidade.

Mas a sarcopenia geralmente acontece gradualmente ao longo de décadas. Por exemplo, podemos perder até 1% de nossa massa muscular a cada ano a partir dos 30 anos. 

Como resultado, 50% da perda muscular pode ocorrer aos 80 anos. Juntamente com fatores como mobilidade limitada e má alimentação devido à idade ou comorbidade, não é surpresa que a sarcopenia seja um problema sério entre os idosos. 

Leia também::: Devemos mudar nossa rotina de exercícios à medida que envelhecemos?

Fatores de risco e causas da sarcopenia

Por definição, o envelhecimento é a principal causa da sarcopenia. No entanto, nem todo idoso sofre da doença, sugerindo que o envelhecimento natural não é a única causa e que a doença não é inevitável. 

De fato, os cientistas sugerem que a causa dessa condição de degeneração muscular é multifatorial. 

Por isso, compreender os fatores de risco irá ajudá-lo a gerenciar melhor os riscos para seus entes queridos e para você mesmo. 

Causas naturais relacionadas à idade da sarcopenia

Os casos cujas causas são à idade denominamos de sarcopenia primária. 

Embora o envelhecimento seja a única causa, vários fatores de risco inextricavelmente ligados contribuem para o desenvolvimento da doença em indivíduos mais velhos:

  • Alterações hormonais relacionadas à idade na testosterona, fator de crescimento semelhante à insulina e outros hormônios de crescimento.
  • Consumo insuficiente de calorias e proteínas, que é mais comum entre os idosos por conta da falta de apetite, problemas dentários ou má absorção.
  • A diminuição da capacidade do corpo de converter proteína em energia. 
  • Nível de atividade física mais baixo ou inatividade completa devido à idade, repouso necessário no leito ou outras condições relacionadas à idade.

Causas médicas da sarcopenia

A sarcopenia devido a outra condição médica chamamos de sarcopenia secundária. Pesquisas sugerem que as seguintes condições médicas estão associadas a um risco aumentado de sarcopenia:

  • Dislipidemia
  • Hipertensão
  • Diabetes 
  • Obesidade – a combinação é conhecida como obesidade sarcopênica
  • Inflamação a longo prazo, como artrite
  • Doença inflamatória intestinal 
  • Desnutrição

Tratamento para sarcopenia

O tratamento primário para a sarcopenia em idosos é o exercício, mas a nutrição também pode ajudar a reverter a condição. 

Aliás, o uso de medicamentos farmacêuticos, como a terapia hormonal, não é comum e necessita de mais pesquisas para comprovar sua eficácia. 

No entanto, se a sarcopenia tiver como causa outra doença que precisa ser tratada com medicamentos, o paciente pode receber prescrição de medicamentos.  

Leia também::: Qual o papel da microbiota no envelhecimento saudável?

Tenha uma longevidade saudável

A melhor forma de evitar a sarcopenia em idosos é manter um estilo de vida saudável ao longo do tempo. 

Dessa forma, ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos contribui para a manutenção da massa muscular, e evita que a sarcopenia surja mais tarde nada vida.

Por fim, espero que tenha compreendido o que é a sarcopenia em idosos e, para aprofundar ainda mais este tema, confira também o vídeo que preparei para o meu canal do Youtube dando o play abaixo.