Benefícios da vitamina D para mulheres na menopausa

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
vitamina D na menopausa

Por diversas vezes já abordei aqui no site, ou mesmo em meu canal do Youtube, os benefícios do hormônio D. Mas sabia que a vitamina D na menopausa também proporciona ganhos incríveis às mulheres?

Nós brasileiros somos conhecidos por nossa cultura amante do sol, então você pode se surpreender ao saber que 30% dos brasileiros são deficientes em vitamina D. 

Felizmente, corrigir sua deficiência de vitamina D é simples. Você pode aumentar seus níveis de vitamina D naturalmente por meio de mudanças na dieta e no estilo de vida ou pelo uso de suplementos. 

Ao garantir que você tenha uma quantidade adequada de vitamina D no sangue, você pode reduzir os sintomas da menopausa e prevenir uma série de problemas de saúde.

Quer saber mais sobre esta ligação da vitamina D na menopausa? Então confira o artigo que compartilho abaixo!

O que é Vitamina D?

A vitamina D na verdade é um hormônio lipossolúvel. Ele aumenta a absorção de ferro, cálcio, zinco, magnésio e fosfato no trato digestivo e mantém os níveis sanguíneos de cálcio e fosfato. 

Os compostos essenciais deste grupo são a vitamina D2 e ​​a vitamina D3. Você pode obter essas vitaminas de suplementos e alimentos ricos em vitamina D. 

Seu corpo também pode criar vitamina D3 a partir do colesterol na pele quando você recebe luz solar suficiente. Mas para este caso, vá para o sol, durante 20 minutos, em um horário do dia em que sua sombra não seja maior do que a sua altura. 

A partir do momento em que a sombra passa a ser maior, por volta de 16h, o sol já não consegue mais quebrar a molécula responsável por produzir a vitamina D.

Leia também::: Deficiência de vitamina D: uma epidemia silenciosa?

Deficiência de vitamina D na menopausa

Como outros hormônios, o D participa de muitos processos corporais, incluindo o movimento muscular, está envolvido no transporte de mensagens do cérebro para o corpo e vice-versa, e é importante para combater bactérias e vírus. 

A vitamina D ajuda a manter nossos ossos absorvendo cálcio na menopausa, e desempenha um papel na redução da inflamação. Os suplementos ainda ajudam a diminuir o número de ondas de calor em algumas mulheres.

Depressão

A menopausa e a depressão são queixas comuns e graves entre as mulheres em transição, e a deficiência de vitamina D pode contribuir para o problema. 

Se você tem um cérebro confuso, memória fraca e problemas de concentração, a vitamina D também pode ajudá-la a se sentir mais focada.

É particularmente importante obter mais vitamina D no inverno, quando a exposição à luz solar é menos frequente e o sol está no ângulo errado para nos fazer tanto bem.

Osteoporose

O afinamento e o enfraquecimento de ossos são perigosos. À medida que os músculos enfraquecem e nosso senso de equilíbrio é menos confiável, caímos com mais frequência. E se os ossos forem frágeis ou menos densos devido à osteoporose, isso pode resultar em uma fratura.

Normalmente, ouvimos falar que o cálcio é fundamental para a manutenção dos ossos, mas na verdade não podemos absorver bem o cálcio se não tivermos vitamina D suficiente. 

Por isso, é importante ter níveis ideais destes dois elementos para garantir que o cálcio esteja realmente fazendo bem ao seu corpo.

Hipertensão e problemas cardiovasculares

Cerca de 10 anos após a menopausa, o risco de doença cardíaca de uma mulher é igual ao de um homem da mesma idade. 

No entanto, como ainda pensamos nas doenças cardíacas como um problema dos homens, muitas mulheres estão desenvolvendo problemas cardíacos evitáveis.

Uma deficiência de vitamina D na menopausa pode desempenhar um papel no desenvolvimento de insuficiência cardíaca congestiva. 

Mais pesquisas precisam ser feitas para determinar se o aumento da vitamina D realmente protege contra doenças cardíacas. Mas certamente vale a pena manter níveis ideais para diminuir o risco.

Diabetes

À medida que os níveis hormonais diminuem, o risco de diabetes aumenta. Embora o mecanismo que causa isso seja exato, as mulheres parecem se tornar mais resistentes à insulina após a menopausa, resultando em menos controle sobre os níveis de glicose no sangue.

A pesquisa parece indicar que ter vitamina D suficiente pode ajudar seu corpo a utilizar a insulina de forma mais eficaz.

Leia também::: Quais os fatores químicos envolvidos na menopausa precoce? 

Previna-se a vida toda

À medida que você chega à meia-idade, a prevenção se torna sua melhor defesa contra as condições de saúde relacionadas à idade. 

A vitamina D é um ator central para ajudá-lo a permanecer forte, saudável e positiva também durante a menopausa.

E como vimos, manter níveis ideais do hormônio no organismo é fundamental não apenas na menopausa, mas também ao longo de toda a vida.

Por isso, converse com seu médico e veja qual a dosagem ideal para você, lembrando que é fundamental que se consuma apenas a dosagem receitada pelo seu médico.

Por fim, espero que tenha compreendido a importância da vitamina D na menopausa e, para saber mais sobre longevidade saudável e saúde, siga também meu canal do Youtube!