Como reverter queda de cabelo na menopausa?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
queda de cabelo na menopausa

A maioria das pessoas será afetada pelo afinamento ou perda de cabelo em algum momento da vida. Mas a queda de cabelo na menopausa costuma ser ainda mais comum.

O cabelo cresce mais lentamente, tornando-se mais fino, quando os níveis hormonais (especialmente estrogênio) caem durante a menopausa. Embora possa ser perturbador, a perda de cabelo e o afinamento são ocorrências comuns à medida que envelhecemos, com cerca de 50% das mulheres experimentando algum tipo de perda de cabelo a partir dos 65 anos. 

Para explicar essa relação de queda de cabelo na menopausa, compartilho o artigo abaixo com as informações mais importantes. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

A ligação entre queda de cabelo na menopausa 

Ao longo de sua vida, o estrogênio do seu corpo desempenha um papel na aparência e na aparência do seu cabelo, ajudando-o a crescer e limitando sua queda. 

À medida que a produção de estrogênio diminui na menopausa, os ciclos de crescimento do cabelo diminuem, de modo que o novo crescimento não consegue acompanhar a queda de cabelo normal como costumava acontecer. 

A queda no estrogênio também altera a proporção de hormônios femininos para hormônios masculinos (chamados andrógenos, que incluem hormônios sexuais como a testosterona) em seu corpo. 

A atividade androgênica não apenas encurta a fase de crescimento do cabelo, mas também aumenta o tempo entre uma fase de queda e o início de uma nova fase de crescimento, agravando o problema. 

Os folículos pilosos também encolhem como resultado da atividade androgênica, de modo que a haste capilar é menor. O resultado não é apenas menos cabelo no couro cabeludo em geral, mas também fios individuais mais finos. 

Leia também::: Quais os sinais dos distúrbios hormonais?

Outras razões

No entanto, esta não é a única razão para a perda de cabelo ou queda de cabelo durante a menopausa, e pode haver outros fatores que significam que você está enfrentando esse problema que não está relacionado à menopausa. Esses incluem:

Genética 

Em alguns casos, o afinamento e a perda de cabelo são genéticos e ocorrem em uma idade semelhante à menopausa, como a calvície feminina. 

Condições médicas 

Doenças autoimunes, deficiências do sistema imunológico e infecções de pele podem causar queda de cabelo. Alguns vírus pode desencadear a queda de cabelo, isso é conhecido como eflúvio telógeno. Finalmente, a perda repentina de peso também pode resultar em queda de cabelo. 

Alterações hormonais alternativas 

Parto, pós-gravidez e problemas de tireoide podem causar problemas com perda de cabelo e afinamento. 

Medicamentos

Tratamentos medicamentosos contra o câncer, bem como alguns medicamentos para depressão e artrite, causam efeitos colaterais de queda de cabelo. 

Estresse 

O estresse extremo pode afetar seus cabelos e causar queda, pois aumenta os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, em seu corpo. Quando muito disso é produzido, pode danificar o crescimento de novos cabelos. 

Dieta 

Vitaminas e nutrientes são muito importantes para a saúde do seu cabelo e podem até alterar a espessura dele. Consuma uma dieta saudável e balanceada com muitas vitaminas B e D, proteínas e ferro. Vale a pena considerar a introdução de um suplemento de colágeno porque os níveis caem durante a menopausa e isso pode afetar negativamente a saúde e o crescimento do cabelo.

Produtos agressivos 

O uso de produtos agressivos para o cuidado do cabelo, como xampus contendo sulfatos, pode remover a oleosidade natural do cabelo, que deixa as madeixas secas e quebradiças, causando queda de cabelo. 

Tratamento excessivo do cabelo 

O uso regular e excessivo de tratamentos como coloração, relaxantes e permanentes pode afetar a saúde do couro cabeludo e do cabelo. O uso prolongado de tais tratamentos pode danificar permanentemente os folículos pilosos, o que pode afetar a taxa e a qualidade do crescimento do cabelo. 

Leia também::: Sono e longevidade: por que dormir tarde pode abreviar seus anos de vida?

Fique atento à sua saúde

Passar pela menopausa é um momento desafiador na vida de uma mulher sem o estresse adicional da queda e queda de cabelo. 

Algumas mudanças simples na maneira como você cuida do seu cabelo, bem como aumentar a ingestão das vitaminas e nutrientes certos, podem colocar a saúde do seu cabelo de volta nos trilhos.

Por fim, espero que tenha compreendido as causas e como reverter a queda de cabelo na menopausa e, para mais assuntos ligados à longevidade humana, siga também meu canal do YouTube!