O estresse pode afetar sua saúde intestinal?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
estresse e intestino possuem ligacao

A ligação entre estresse e intestino é inegável. E também tem muita relação com a conexão que existe entre nosso cérebro e o sistema intestinal.

Às vezes, o estresse pode fazer você perder o apetite (ou fazer o oposto e fazer você desejar porcaria). Não importa qual seja a experiência específica, você provavelmente já sentiu mudanças em seu corpo quando estava estressado.

E meus caros e minhas caras, isso acontece devido aos neurônios que temos também em nosso sistema digestivo! É esse cérebro intestinal que impacta diretamente no nosso organismo quando há estresse.

Para saber mais sobre esta ligação entre estresse e intestino, confira o artigo que preparei sobre o tema logo abaixo!

Estresse e microbioma intestinal 

Um microbioma intestinal bem equilibrado, composto por muitas bactérias “boas” e outros microrganismos, é um dos fatores mais importantes quando se trata de saúde intestinal. 

Boas bactérias intestinais são a chave para um intestino saudável, e muitas bactérias ruins podem levar a efeitos nocivos. 

O estresse afeta diretamente a saúde intestinal porque afeta os trilhões de micróbios que vivem em nosso trato digestivo, coletivamente conhecidos como microbioma intestinal. 

O estresse altera a forma como o intestino funciona, o que afeta o equilíbrio das bactérias. Seu microbioma intestinal também pode afetar sua saúde mental através do eixo intestino-cérebro. 

A composição do microbioma intestinal pode mudar devido ao estresse crônico e isso pode causar alterações em nosso humor e afetar nossa saúde de outras maneiras também. 

Leia também::: Perda de memória: 7 dicas para evitar o declínio cognitivo

Efeitos do estresse crônico

Todo mundo experimenta estresse de tempos em tempos, mas quando se torna crônico, é mais provável que afete sua saúde intestinal.

A saber, o estresse pode até afetar o microbioma intestinal de uma pessoa antes do nascimento. Um estudo de 2020 descobriu que mulheres grávidas que experimentaram altos níveis de estresse durante a gravidez tiveram bebês com bactérias menos boas.

Mas isso levou os pesquisadores a acreditar que o estresse da mãe pode estar ligado à saúde do microbioma intestinal do bebê. 

Além disso, o estresse pode realmente aumentar as bactérias ruins — o que significa que as bactérias podem causar ainda mais danos ao intestino do que se você não estivesse passando por estresse.

Nesse sentido, hormônios e substâncias químicas como catecolaminas e serotonina são o que chamamos de moléculas de detecção de quorum. 

Isso significa que, quando são liberados pelo intestino, podem modificar o quão patogênicas algumas bactérias podem ser tornar.

Impacto no sistema digestivo

O estresse pode causar estragos em seu estômago, muitas vezes nos momentos mais inconvenientes, como antes de uma grande reunião ou quando você está trabalhando horas extras. 

Isso acontece porque o estresse muda a maneira como o trato digestivo funciona. Se você está cronicamente estressado, pode ver os impactos dessa alteração nos sintomas que tem. 

Além disso, algumas condições comuns que alguns podem ter devido à motilidade alterada incluem constipação, diarréia, supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SCBID), esvaziamento gástrico retardado, intestino irritável síndrome e refluxo ácido.

Se você tiver problemas estomacais relacionados ao estresse ou induzidos pelo estresse, converse com seu médico sobre as melhores opções de tratamento. 

Por isso você também pode considerar abordar os problemas estomacais trabalhando em seus níveis de estresse. 

Experimente técnicas de gerenciamento de estresse que funcionem para você, como meditação, por exemplo. 

Mas apenas incorporar mais tempo para relaxar e se divertir pode fazer mais diferença com seus problemas de estômago do que você esperaria. 

Leia também::: Doença de Alzheimer: o que você precisa saber à medida que envelhece

Tenha uma longevidade saudável

Como fica claro, essa ligação entre estresse e intestino causa terríveis danos ao nosso organismo. E com isso, nossa saúde também acaba prejudicada.

É por isso que sempre recomendo que possamos melhorar nosso estilo de vida, que inclui uma boa alimentação, a prática regular de atividades físicas, boas e revigorantes noites de sono, e também se manter longe do estresse.

Espero que tenha compreendido a relação entre estresse e intestino e, para muitas dicas e informações sobre saúde e bem-estar, siga meu canal do Youtube!