Quais alimentos podem melhorar sua memória?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
quais alimentos ajudam sua memoria

Você é o que você come. Embora você não possa literalmente se transformar nas coisas que come, seus alimentos e escolhas nutricionais certamente desempenham um papel importante na sua saúde geral. 

Não só isso, mas existem certos alimentos que podem até ajudar a manter ou melhorar a saúde do seu cérebro. Comer os alimentos certos para manter seu cérebro saudável pode diminuir drasticamente o risco de desenvolver problemas neurológicos mais tarde na vida. 

Além disso, fazer as escolhas alimentares corretas podem ajudar a melhorar sua memória no momento atual. Quer saber mais, e quais alimentos podem melhorar sua memória hoje e no futuro? Confira o artigo que compartilho abaixo!

1. Peixes oleosos

Os peixes oleosos são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3. Eles ajudam a construir membranas ao redor de cada célula do corpo, incluindo as células cerebrais. Eles podem, portanto, melhorar a estrutura das células cerebrais chamadas neurônios.

Um estudo de 2017 descobriu que pessoas com altos níveis de ômega-3 aumentaram o fluxo sanguíneo no cérebro. Os pesquisadores também identificaram uma conexão entre os níveis de ômega-3 e uma melhor cognição ou habilidades de pensamento.

Esses resultados sugerem que comer alimentos ricos em ômega-3, como peixes oleosos, pode aumentar a função cerebral.

Exemplos de peixes oleosos que contêm altos níveis de ômega-3 incluem:

  • salmão
  • cavalinha
  • atum
  • arenque
  • sardinha

Leia também::: Você sabe o que é a pregnenolona?

2. Chocolate amargo

O chocolate amargo contém cacau, rico em flavonoides, um tipo de antioxidante. Os antioxidantes são especialmente importantes para a saúde do cérebro, pois o cérebro é altamente suscetível ao estresse oxidativo, o que contribui para o declínio cognitivo relacionado à idade e doenças cerebrais.

Os flavonoides do cacau parecem ser bons para o cérebro. De acordo com uma revisão de 2013 mostrou que eles podem estimular o crescimento de neurônios e vasos sanguíneos em partes do cérebro envolvidas na memória e no aprendizado. Eles também podem estimular o fluxo sanguíneo no cérebro.

Outro estudo, de 2018 e em humanos, também apoia os benefícios no cérebro do chocolate amargo. Os pesquisadores usaram métodos de imagem para observar a atividade no cérebro depois que os participantes comeram chocolate com pelo menos 70% de cacau.

Os pesquisadores concluíram que comer esse tipo de chocolate amargo pode melhorar a plasticidade cerebral, o que é crucial para o aprendizado, e também pode fornecer outros benefícios relacionados ao cérebro.

3. Frutas vermelhas

Como o chocolate amargo, muitas frutas vermelhas contêm antioxidantes flavonoides. A pesquisa sugere que estes podem torná-las um bom alimento para o cérebro.

Os antioxidantes ajudam reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo. Os antioxidantes nas frutas vermelhas incluem antocianina, ácido cafeico, catequina e quercetina.

Um estudo observa que os compostos antioxidantes nas frutas vermelhas têm muitos efeitos positivos no cérebro, incluindo:

  • melhorar a comunicação entre as células cerebrais
  • reduzir a inflamação em todo o corpo
  • aumentar a plasticidade, o que ajuda as células cerebrais a formar novas conexões, aumentar o aprendizado e a memória
  • reduzir ou retardar doenças neurodegenerativas relacionadas à idade e declínio cognitivo

4. Nozes e sementes

Comer mais nozes e sementes pode ser bom para o cérebro, pois esses alimentos contêm ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes.

Um estudo de 2014 mostrou que uma maior ingestão geral de nozes estava ligada a uma melhor função cerebral em idades mais avançadas.

Nozes e sementes também são fontes ricas em antioxidante vitamina E, que protege as células do estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

À medida que uma pessoa envelhece, seu cérebro pode ser exposto a essa forma de estresse oxidativo e, portanto, a vitamina E pode apoiar a saúde do cérebro na velhice.

A vitamina E também pode contribuir para melhorar a cognição e reduzir o risco de doença de Alzheimer.

5. Abacates

Uma fonte de gordura insaturada saudável, os abacates podem apoiar o cérebro. Comer gorduras monoinsaturadas pode reduzir a pressão arterial, lembrando que a hipertensão  pode causar declínio cognitivo.

Assim, ao reduzir a pressão arterial elevada, as gorduras insaturadas do abacate podem diminuir o risco de declínio cognitivo. Outras fontes de gorduras insaturadas saudáveis ​​incluem:

  • amêndoas, castanhas de caju e amendoins
  • sementes de linhaça e chia
  • óleos de soja, girassol e canola
  • nozes e castanhas do Pará
  • peixe

Leia também::: Qual o papel do magnésio para nosso organismo?

Cuide do seu cérebro

Os alimentos listados acima podem ajudar a melhorar a memória e a concentração de uma pessoa. 

Alguns também podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral e doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, como Alzheimer e Parkinson.

Por isso, fique mais atento ao que você come. Prefira sempre alimentos naturais e procure preparar sua própria refeição com alimentos frescos. Fique longe dos industrializados, e ricos em gorduras trans, açúcar e sódio.


Assim você mantém uma melhor qualidade de vida, tem melhor memória, e garantirá uma longevidade saudável.


Por fim, espero que tenha gostado do artigo com alimentos que podem ajudar sua memória e, para mais temas como este, siga também meu canal do Youtube!