Como combater a exaustão adrenal?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
como combater a fadiga adrenal

A exaustão adrenal é um diagnóstico cada vez mais comum, embora às vezes controverso, usado para indicar a depleção das glândulas adrenais.

O cortisol é um hormônio liberado pelas glândulas supra-renais para uso na regulação da pressão arterial. Em resposta ao estresse, as adrenais liberam quantidades maiores de cortisol. 

Acredita-se que a exaustão adrenal ocorra quando as glândulas supra-renais ficam sobrecarregadas pelo excesso de liberação de cortisol e não conseguem mais produzir os níveis de cortisol necessários para o funcionamento ideal do corpo.

No artigo que compartilho abaixo, detalho o que é a exaustão adrenal, e como combatê-la de forma eficiente. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

A produção hormonal

Suas glândulas supra-renais estão situadas logo acima de cada rim. Seu trabalho é produzir e liberar, quando apropriado, certos hormônios reguladores e mensageiros químicos.

A adrenalina é produzida no interior da glândula adrenal, chamada medula adrenal. Em contrapartida, o cortisol, a outra substância química da glândula adrenal, é produzido na porção externa da glândula, chamada córtex adrenal. 

O córtex também secreta andrógenos, estrogênios e progestágenos. O cortisol, comumente chamado de hidrocortisona, é o mais abundante – e um dos mais importantes – de muitos hormônios do córtex adrenal. 

Além de ajudá-lo a lidar com o estresse, esses dois hormônios adrenais primários, adrenalina e cortisol, juntamente com outros produzidos de forma semelhante, ajudam, por exemplo, a controlar o equilíbrio dos fluidos corporais, a pressão sanguínea, o açúcar no sangue e outras funções metabólicas centrais.

Leia também::: O que é a colina e qual sua importância?

O que é a exaustão adrenal?

No estado nervoso elevado de esgotamento adrenal, o corpo superproduz adrenalina, cortisol e outros hormônios do estresse. Estresse constante e má nutrição podem enfraquecer as glândulas supra-renais. 

Eventualmente, isso faz com que as glândulas supra-renais, a linha de frente na reação ao estresse, se desgastem e se esgotem, causando a chamada exaustão adrenal. Aliás, isso frequentemente leva ao comprometimento da glândula tireoide, o que pode causar um declínio ainda maior no nível de energia e humor e é uma das razões pelas quais muitas pessoas têm glândulas tireoides que não funcionam bem.

Quando o estresse continua por períodos prolongados de tempo, as glândulas supra-renais podem esgotar as reservas hormonais e de energia do corpo, e as glândulas podem diminuir de tamanho ou hipertrofiar (aumentar). 

A saber, a superprodução de hormônios adrenais causada pelo estresse prolongado pode enfraquecer o sistema imunológico e inibir a produção de glóbulos brancos que protegem o corpo contra invasores estranhos (em particular, linfócitos e função dos gânglios linfáticos).

A disfunção adrenal pode interromper o metabolismo do açúcar no sangue do corpo, causando fraqueza, exaustão e uma sensação de esgotamento. Mas também pode interferir nos ritmos normais do sono e produzir um estado de sono acordado e não relaxante, fazendo com que a pessoa se sinta cansada mesmo depois de uma noite inteira de sono.

Como tratar a exaustão adrenal?

Quando se trata de como curar a exaustão adrenal, precisamos dar alguns passos para trás. Em vez de falar sobre como curar, precisamos discutir o que realmente pode estar causando seus sintomas de fadiga. 

Trate a causa, não o sintoma. Ou seja, a verdade é que sua saúde intestinal, função da tireoide, níveis de ferro, níveis de açúcar no sangue, sensibilidades alimentares e tolerância ao estresse têm maior probabilidade de ser as causas subjacentes de sua fadiga. Diagnosticar e tratar a verdadeira causa de sua exaustão é a chave para recuperar sua energia.

Faça uma boa avaliação médica

Compreender o que está causando sua exaustão adrenal é de vital importância para formar o melhor plano de tratamento. Por exemplo, se sua exaustão for causada por disbiose intestinal, tomar ferro pode não melhorar sua exaustão. O profissional de saúde certo levará sua fadiga a sério e poderá ajudá-lo a avaliar com precisão suas causas principais. 

Melhore sua saúde intestinal 

Se você tem desequilíbrios digestivos, sua exaustão adrenal pode estar vindo de seu intestino. Em uma meta-análise de 24 estudos, mais de 50% dos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII) apresentavam exaustão. Além disso, a exaustão também está associada ao intestino permeável, e a reparação do intestino permeável demonstrou reduzir a exaustão.

Estudos descobriram que o uso de probióticos pode melhorar a exaustão adrenal. Isso provavelmente ocorre porque os probióticos reduzem a inflamação intestinal, expulsam as bactérias ruins e melhoram o intestino permeável.

Aumente sua tolerância ao estresse

Embora o estresse não canse suas glândulas supra-renais, ele tem efeitos documentados em seu bem-estar mental, memória, sistema imunológico, digestão, sono e hormônios, e pode absolutamente causar exaustão.

Por exemplo, mudanças no estilo de vida para aumentar o sono e controlar o estresse podem ajudá-lo a se sentir menos sobrecarregado e cansado pelo estresse do dia a dia. Além disso, ir para a cama cedo, lidar com problemas de sono como apneia do sono e praticar atividades de redução do estresse como ioga, meditação, exercícios e tempo na natureza também podem ajudar.

Suplementos para melhorar a exaustão

Magnésio, vitaminas B e vitamina C demonstraram beneficiar a exaustão. Suplementar diariamente por um curto período de tempo pode melhorar sua exaustão, mas para isso siga sempre a orientação de um profissional de saúde em relação as dosagens recomendadas para você. Jamais tome qualquer medicamento ou suplemento por conta própria.

Baixos níveis sanguíneos de vitamina D foram propostos como contribuintes para a exaustão em várias condições de saúde autoimunes, incluindo lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla

Leia também::: Como obter antioxidantes em sua rotina diária?

Cuide da sua saúde

A exaustão adrenal é uma condição real, e por isso precisa de atenção especializada. Curar a exaustão é escolher uma estratégia certa para suas causas subjacentes individuais. 

Um desequilíbrio intestinal, anemia, uma alta carga de estresse ou uma dieta pobre são apenas algumas coisas possíveis a serem consideradas. Por isso, é fundamental estar atento ao seu corpo e procurar manter um estilo de vida sempre saudável.

Por fim, desejo que tenha compreendido o que é e como combater a exaustão adrenal. E para mais conteúdos como este, siga também meu canal do YouTube!