O que é exaustão adrenal?

o que e fadiga adrenal

A exaustão adrenal é um diagnóstico cada vez mais comum, mas às vezes controverso, usado para indicar depleção das glândulas adrenais.

O cortisol é um hormônio liberado pelas glândulas supra-renais para uso na regulação da pressão arterial. Em resposta ao estresse, as supra-renais liberam maiores quantidades de cortisol.

Pensa-se que a exaustão adrenal ocorre quando as supra-renais ficam sobrecarregadas pelo excesso de liberação de cortisol e não podem mais produzir os níveis de cortisol necessários para o funcionamento ideal do corpo.

Aí então surge a exaustão adrenal, que apresento de forma mais detalhada no artigo que compartilho abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas.

Conexão Endócrina

Os defensores da exaustão adrenal acreditam que o problema começa quando muitos estresses da vida diferentes se tornam demais para o corpo lidar.

Nossas glândulas supra-renais – pequenos órgãos localizados acima dos rins – geralmente lidam com o estresse produzindo hormônios como o cortisol.

De acordo com a teoria da exaustão adrenal, quando as pessoas enfrentam estresse de longo prazo, suas glândulas adrenais não conseguem atender à necessidade do corpo desses hormônios.

É quando isso acontece que os defensores da exaustão adrenal acreditam que os sintomas podem aparecer.

Leia também::: Qual o papel da microbiota no envelhecimento saudável?

Três estágios da exaustão adrenal

Esta condição pode se manifestar em três fases diferentes. O primeiro estágio é desencadeado por um estímulo prolongado às glândulas supra-renais, que pode causar um aumento nos níveis de cortisol na corrente sanguínea.

Nesta fase, a produção de outros hormônios críticos, como testosterona, progesterona e estrogênio, será prejudicada. Isso acabará por desequilibrar as funções normais do seu sistema imunológico e até mesmo sua taxa metabólica.

A segunda fase da exaustão adrenal é caracterizada por uma diminuição nos níveis de cortisol e DHEA. Por exemplo, você pode começar a sentir sintomas como depressão, insônia, ansiedade, perda de peso, infecções recorrentes e memória prejudicada, para citar alguns.

Por outro lado, a fase três desta condição ocorre quando as glândulas supra-renais se tornam completamente incapazes de produzir cortisol, enquanto outros desequilíbrios hormonais podem ocorrer.

Quais são os sintomas da exaustão adrenal?

O principal sintoma é o cansaço intenso (fadiga) que não é aliviado pelo sono. Pode não haver sintomas ou sinais óbvios de doença, mas você pode se sentir geralmente cansado e indisposto.

Você também pode achar difícil às vezes pensar com clareza. Pode parecer que você não consegue funcionar corretamente e concluir tarefas. Os sintomas podem ser leves, moderados ou graves.

O cansaço associado à exaustão adrenal pode piorar no início da manhã e no meio da tarde. Por exemplo, você pode achar difícil acordar todas as manhãs, mesmo depois de uma boa noite de sono.

Você pode se sentir mais acordado e enérgico à noite do que durante o resto do dia. No entanto, pessoas com exaustão adrenal grave tendem a se sentir muito cansadas o tempo todo.

A exaustão adrenal também pode reduzir a capacidade do seu corpo de combater infecções. Ou seja, isso pode aumentar a probabilidade de desenvolver infecções comuns, como dor de garganta ou resfriado. Também pode significar que leva mais tempo para se recuperar de qualquer infecção.

Você também pode ter um desejo por bebidas ou alimentos salgados ou doces. Você pode sentir que precisa beber café ou outras bebidas estimulantes com muita frequência para ajudá-lo a se sentir mais desperto e alerta.

Acredita-se também que a exaustão adrenal pode causar outros sintomas. Estes podem incluir tonturas, baixo desejo sexual e ganho de peso.