O que é a dopamina e como ela age no corpo?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
o que e a dopamina

Muitos se perguntam o que é a dopamina e como ela age no nosso organismo. A dopamina é uma substância química encontrada naturalmente no corpo humano. 

É um neurotransmissor, ou seja, transmite sinais das células nervosas para as células-alvo. É um mensageiro químico que desempenha um papel importante na forma como sentimos prazer e é produzido quando nos sentimos satisfeitos ou prestes a receber uma recompensa. 

Também desempenha um papel importante em nossa capacidade de pensar e planejar. É simplesmente um dos produtos químicos mais importantes do nosso corpo que se concentra em muitas funções do corpo.

Para explicar o que é a dopamina, e como ela age no corpo humano, compartilho com vocês o artigo abaixo. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é a dopamina?

A dopamina é uma das substâncias químicas do “sentir-se bem” em nosso cérebro. Interagindo com o centro de prazer e recompensa do nosso cérebro, a dopamina – junto com outras substâncias químicas como serotonina, oxitocina e endorfinas – desempenha um papel vital em como nos sentimos felizes. 

Além do nosso humor, a dopamina também afeta o movimento, a memória e o foco. Níveis saudáveis ​​do hormônio nos levam a buscar e repetir atividades prazerosas, enquanto níveis baixos podem ter um impacto físico e psicológico adverso.

Quando o cérebro tem um nível saudável do hormônio nos sentimos bem. Nossa motivação aumenta. Somos produtivos. Planejamos bem. Aprendemos rapidamente. Somos motivados, entusiasmados com a vida, focados e atentos. 

Níveis saudáveis ​​de dopamina também podem nos tornar mais sociais e extrovertidos. Esse neurotransmissor de “sentir-se bem” também ajuda a aumentar nossa empatia pelos outros, deixando-nos mais dispostos a nos adaptar às necessidades dos outros. 

A dopamina também pode estimular a criatividade. Todos esses atributos ajudam a produzir os sentimentos agradáveis ​​pelos quais ela é conhecida. Quando o cérebro não tem dopamina suficiente, no entanto, nossa motivação despenca, nossas emoções mudam e nosso comportamento pode piorar drasticamente.

Leia também::: Como obter antioxidantes em sua rotina diária?

Sintomas de baixos níveis

Baixos níveis de dopamina, também chamados de “deficiência de dopamina”, podem nos fazer sentir cansados ​​e inquietos. 

Em vez de nos sentirmos cheios de vida, baixos níveis podem nos deixar desmotivados, deprimidos e ansiosos. 

Nossa capacidade de concentração diminui. Nossos hábitos de sono sofrem. Nosso humor piora. Começamos a experimentar a névoa cerebral. Até nosso corpo luta para manter uma sensação de vitalidade quando o cérebro não produz dopamina suficiente.

Se os baixos níveis continuarem, podemos sentir tremores. Nosso peso pode começar a flutuar. Em outros casos, podemos nos encontrar lutando contra dores crônicas nas costas, constipação, flutuações de peso e diminuição do desejo sexual. 

Níveis extremamente baixos de dopamina podem até levar à incapacidade de sentir prazer em atividades de que gostávamos anteriormente. A boa notícia é que existem muitas maneiras de aumentar naturalmente nossos níveis.

Onde a dopamina é produzida?

Os neurônios na região da base do cérebro produzem dopamina em um processo de duas etapas. 

Primeiro, o aminoácido tirosina é convertido em outro aminoácido, chamado L-dopa. Em seguida, a L-dopa sofre outra alteração, pois as enzimas a transformam em dopamina.

Pouca dopamina causa os movimentos rígidos que são a marca registrada da doença de Parkinson. 

Embora a depressão esteja mais frequentemente ligada à falta de serotonina, estudos descobriram que a deficiência de dopamina também contribui para o humor deprimido. 

Em particular, as pessoas com depressão geralmente sofrem de falta de motivação e concentração.

Como a dopamina é feita de tirosina, obter mais desse aminoácido dos alimentos pode aumentar os níveis em seu cérebro. 

Como aumentar naturalmente a dopamina

Engajar-se em práticas de estilo de vida saudável pode ser uma das maneiras mais fáceis de aumentar naturalmente os níveis de dopamina. 

Exercício, meditação, jardinagem, leitura ou até brincar com um animal de estimação podem ajudar a aumentar os níveis de dopamina. 

Ter um sono regular e de boa qualidade também pode ajudar a manter nossos níveis de dopamina equilibrados. Também podemos aumentar naturalmente os níveis de dopamina:

Ouvindo música 

Um pequeno estudo investigando os efeitos da música na dopamina descobriu que as pessoas que ouviram músicas instrumentais que lhes deram uma resposta emocional tiveram um aumento de 9% nos níveis de dopamina no cérebro.

Manutenção de uma alimentação saudável 

Alimentos ricos em tirosina, como amêndoas, ovos, peixe e frango, são especialmente bons para aumentar os níveis de dopamina.

Passar mais tempo ao ar livre 

A ciência mostra consistentemente que a baixa exposição ao sol pode reduzir os níveis de neurotransmissores que aumentam o humor, incluindo a dopamina. Da mesma forma, o aumento da exposição à luz solar pode ajudar a aumentar os níveis.

Meditação

Há também algumas evidências de que o cérebro libera mais dopamina quando meditamos. A mudança na consciência que ocorre durante a meditação pode desencadear sua liberação.

Leia também::: Entenda o que é epigenética e sua influência na saúde

Use a dopamina a favor do seu corpo

Como é possível observar, saber o que é a dopamina e formas naturais de aumentar sua quantidade em nosso corpo é fundamental para a manutenção de um estilo de vida saudável.

Além disso, é possível colher diversos outros benefícios que a dopamina pode proporcionar ao nosso organismo e levar-nos a uma longevidade saudável.

E como forma de ampliar ainda mais a discussão sobre o que é a dopamina e seu papel em nosso organismo, compartilho com vocês um vídeo sobre o tema que gravei para meu canal do YouTube! É só dar o play abaixo!