Entenda o que é epigenética e sua influência na saúde

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
o que e a epigenetica

Epigenética é o estudo das modificações na expressão gênica sem alteração na sequência do DNA. 

Nesse sentido, é importante entender que o ambiente influencia nosso genoma através das chamadas modificações epigenéticas. Por exemplo, com heranças genéticas idênticas, dois gêmeos podem evoluir de forma diferente dependendo de seus respectivos ambientes. 

Há evidências crescentes de que nossos genes “ouvem ” o ambiente de maneiras complexas que afetam nossa saúde e comportamento. As dietas, muitas doenças, as drogas e as toxinas, a ansiedade e o estresse, nosso estilo de vida e onde vivemos podem modificar tanto as células hospedeiras quanto seu DNA. 

Assim, em pares de gêmeos monozigóticos, grandes diferenças na trajetória de vida podem ser encontradas. Um pode desenvolver obesidade e o outro pode permanecer magro. Um pode ser são e o outro pode desenvolver uma doença mental. 

É sobre o que é epigenética, e quais suas influências na saúde, que trato no artigo que compartilho abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é epigenética?

A epigenética é uma área da ciência que analisa como o ambiente e o estilo de vida podem alterar o funcionamento de nossos genes. 

O estudo da epigenética acaba com a ideia de natureza versus criação. A pesquisa deixa claro que ambos desempenham um papel em nossos resultados de saúde. 

Deste ponto de vista, é possível sentir-se fortalecido para assumir o controle de nossa saúde e mudar de uma abordagem reativa para uma abordagem proativa. 

Como funciona a epigenética?

Somos 99,9% idênticos em termos de DNA, o 0,1% é o que nos torna diferentes de qualquer outra pessoa. A diferença de 0,1% inclui marcadores biológicos que indicam uma predisposição para determinado comportamento, atributos físicos ou fisiológicos. 

Isso pode incluir características como a cor do cabelo, como você remove toxinas ou com que facilidade absorve certos nutrientes.

Herdamos esses genes de nossa mãe e de nosso pai, e quais genes são incluídos ou acentuados formam nosso código genético único. Este é o nosso genoma, que significa simplesmente todos os genes de uma pessoa. 

Mas é aí que fica interessante: existe também o epigenoma, que consiste em compostos químicos que instruem o genoma. 

Você pode pensar assim: nossos genes herdados nos fornecem o hardware básico. O epigenoma, respondendo ao nosso ambiente – incluindo experiências durante o desenvolvimento fetal e na infância – é como o software que dita a expressão gênica, ou seja, quais genes são ativados ou desativados.

É por isso que gêmeos geneticamente idênticos que têm o mesmo ‘hardware’ podem ter personalidades e resultados de saúde marcadamente diferentes. 

Leia também::: Como obter antioxidantes em sua rotina diária?

Como a epigenética influencia sua saúde?

Mas quando você come uma dieta saudável e se exercita regularmente, seu corpo pode mudar a quantidade de genes específicos expressos de duas maneiras principais: 

  • 1) alterando como o genoma é empacotado dentro da célula e 
  • 2) colocando marcas químicas em genes específicos no genoma 

Quando uma região do genoma está mais dobrada ou amassada, os genes não são utilizados pelo organismo. Da mesma forma, diferentes marcadores químicos colocados em genes específicos podem, na verdade, fazer com que os genes sejam mais expressos ou podem “desligá-los” completamente. 

Essas marcas químicas são criadas pela decomposição dos alimentos que ingerimos, por exemplo, o que torna uma dieta saudável um complemento importante para qualquer programa de exercícios.

Embora o exercício crie um estímulo importante para o seu corpo iniciar a mudança epigenética, isso não é possível sem uma dieta que também suporte a mudança genética. Ou seja, sendo capaz de fornecer marcadores químicos e processos de combustível dentro da célula que tornam essas mudanças possíveis. 

Embora você deva consultar um profissional de saúde para obter conselhos específicos para suas necessidades, estudos mostram que consumir quantidades dos seguintes minerais é importante para alimentar a mudança epigenética: 

  • ferro
  • zinco
  • magnésio
  • manganês
  • cálcio
  • selênio
  • cromo 
  • cobre

Alimentos específicos que são grandes promotores de mudanças epigenéticas incluem alho, brócolis, ácido cafeico, frutas cítricas, maçãs, soja, chá, uvas, tomates, açafrão, canela e castanha de caju. 

Leia também::: Como combater a fadiga adrenal?

Use a epigenética a favor da saúde

Embora nenhum de nós possa mudar os genes que nossos pais nos deram, podemos melhorar a maneira como nossos corpos usam os genes por meio de modificações epigenéticas, o que é possível por meio de uma dieta saudável e exercícios.

Aliás, essa mudança no estilo de vida, aliada à melhoria do sono e evitar o estresse ao máximo, é fundamental para toda pessoa que deseja melhor bem-estar hoje e uma longevidade ainda mais saudável.

Por fim, espero que tenham compreendido o que é epigenética e sua influência na saúde e, para mais conteúdos como este, siga também meu canal do YouTube.