Longevidade saudável: não envelheça mais rápido que deveria

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
longevidade saudavel seu corpo esta envelhecendo mais rapido que deveria

Conforme você envelhece, os processos internos do seu corpo — da renovação das células da pele à recuperação após uma atividade física — ficam mais lentos. E para quem deseja uma longevidade saudável, estar atento aos sinais é fundamental.

Como sinal de que você está envelhecendo mais rápido do que deveria, podem surgir sinais precoces como rugas, cabelos brancos e fadiga.

Essas mudanças podem ser surpreendentes se ocorrerem antes do esperado, daí o termo envelhecimento “prematuro”.

É impossível evitar essas mudanças completamente, mas existem maneiras de reduzir os sinais de envelhecimento em seu corpo. Para saber como ter lona longevidade saudável, meus amigos e minhas amigas, confira o artigo que preparei abaixo!

Sinais de envelhecimento precoce

O processo de envelhecimento parece diferente para cada pessoa, mas existem alguns sinais que são considerados “prematuros” se você os notar antes de completar 35 anos.

Para quem deseja uma longevidade saudável, estar atento aos sinais abaixo é fundamental:

Manchas solares

Manchas solares, também chamadas de manchas senis, são marcas planas na pele causadas por anos de exposição ao sol.

Essas manchas hiperpigmentadas podem se desenvolver no rosto, nas costas das mãos ou nos antebraços.

Eles tendem a aparecer após os 40 anos. Pessoas com pele mais clara, podem ver o desenvolvimento dessas manchas solares mais cedo.

Mãos magras

Com o tempo, as camadas superiores da pele ficam mais finas e contêm menos proteínas estruturantes, como o colágeno, que dão forma à pele.

Como resultado, suas mãos podem começar a parecer mais finas e com tendência a rugas.

Não existe uma métrica objetiva para quando as mãos começam a parecer mais velhas, mas a maioria das pessoas tende a notar isso entre o final dos 30 e o início dos 40.

Inflamação ou hiperpigmentação ao longo do tórax

Muitas pessoas desenvolvem descoloração irregular no peito à medida que envelhecem.

Semelhante às manchas solares, essas áreas de pigmentos diferentes podem ser causadas por danos às células devido à exposição ao sol.

Esse tipo de hiperpigmentação nem sempre está relacionado ao envelhecimento. Pode ser o resultado de eczema ou outras doenças da pele que danificam as células de melanina da pele.

Não há uma idade média de quando essa condição de pele geralmente aparece.

Rugas ou flacidez

Quando você chega aos 30 anos, sua pele diminui a produção de colágeno, a proteína que dá forma à sua pele. O colágeno é o que ajuda a sua pele a se recuperar e a ficar lisa.

Ou seja, com menos colágeno na pele, é mais fácil ocorrerem rugas visíveis e flacidez. Você pode notar isso acontecendo mais em áreas ao redor dos músculos usados ​​com frequência, como a testa, ou onde você está mais exposto ao sol.

A idade em que as pessoas notam as rugas pela primeira vez varia, com pouco padrão para quando é “prematura”.

Perda de cabelo

A perda de cabelo ocorre quando as células-tronco que desencadeiam o crescimento de novo cabelo nos folículos capilares morrem.

Além disso, mudanças hormonais, fatores ambientais, genética e sua dieta, todos desempenham um papel na rapidez com que isso acontece.

Até 40% das mulheres com mais de 70 anos experimentam queda de cabelo. Os homens experimentam isso mais cedo, com 50% vendo perda de cabelo após os 50 anos.

O que causa o envelhecimento prematuro?

Existem alguns fatores diferentes que têm um efeito direto na rapidez com que esses sinais aparecem em seu corpo.

Fumar

As toxinas da fumaça do cigarro expõem sua pele ao estresse oxidativo. Isso causa secura, rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro.

Exposição ao sol 

A exposição ao sol penetram na pele com os raios ultravioleta. Esses raios danificam o DNA das células da pele, causando rugas.

Genes

A saber, existem algumas doenças genéticas muito raras que podem fazer com que você mostre sinais de envelhecimento na infância e no início da puberdade. Essas condições são chamadas de progéria.

A síndrome de Werner afeta 1 em 1 milhão de pessoas. Causa pele enrugada, cabelos grisalhos e calvície entre os 13 e os 30 anos de idade.

A síndrome de Hutchinson-Gilford é uma doença ainda mais rara, afetando 1 em 8 milhões de bebês.

As crianças com essa síndrome não crescem tão rapidamente quanto as outras de sua faixa etária. 

Eles também experimentam membros finos e calvície. A expectativa de vida média para crianças que vivem com a síndrome de Hutchinson-Gilford é de 13 anos.

Leia também::: Qual a ligação entre envelhecimento e estresse

Fatores para ter uma longevidade saudável

Vários hábitos de vida podem contribuir para a rapidez com que seu corpo mostra sinais de envelhecimento, mesmo que eles não sejam a causa principal. Por isso, evitá-los é o principal objetivo para quem deseja uma longevidade saudável.

Entre os principais, estão:

Hábitos de sono

O sono dá ao corpo a oportunidade de refrescar e regenerar as células. Por exemplo, um estudo indicou que a má qualidade do sono está ligada a sinais aumentados de envelhecimento e uma função de barreira da pele diminuída.

Dieta

Estudos sugerem que uma dieta rica em açúcar e carboidratos refinados pode causar danos à pele com o tempo.

Ingestão de álcool e cafeína

Beber álcool desidrata excessivamente seu corpo. Com o tempo, essa desidratação pode fazer com que sua pele ceda e perca a forma.

A cafeína pode ter um efeito semelhante, embora haja pesquisas conflitantes sobre se o consumo diário de café causa rugas.

Ambiente

Manchas pigmentares e rugas pode ser desencadeado ou piorado por poluentes ambientais.

Como sua pele entra em contato direto com o ar ao seu redor, sua barreira cutânea está sujeita às toxinas e poluentes em seu ambiente diário.

Estresse

Um estilo de vida estressante pode desencadear uma resposta inflamatória em seu corpo, além de prejudicar seus hábitos de sono. Hormônios do estresse e inflamação pode envelhecer seu corpo mais rápido.

Leia também::: Perda de memória: 7 dicas para evitar o declínio cognitivo

Retarde o envelhecimento

É claro que não tem como evitarmos de ficarmos velhos. Este é um processo natural do corpo e que até o momento a ciência ainda não encontrou maneiras de freá-lo.

Mas o que podemos é  ter um envelhecimento saudável, aproveitando ao máximo nossa vida mesmo com mais idade.

Ou seja, como fica claro acima, a mudança no estilo de vida, com hábitos saudáveis, boas noites de sono, boa alimentação e a prática regular de atividades físicas, são essenciais.

Mas, que fique claro que não existe uma maneira certa ou errada de envelhecer, e o que quer que você escolha fazer com seu corpo depende inteiramente de você.

Portanto, se deseja ter uma longevidade saudável, as mudanças na sua vida precisam ocorrer ainda hoje. E para saber mais como conseguir isto, lhe convido a seguir meu canal do Youtube!