Qual a importância do equilíbrio hormonal?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
qual-a-importancia-do-equilibrio-dos-hormonios

O equilíbrio hormonal refere-se a ter a quantidade adequada de hormônios em um momento específico. 

As mulheres precisam manter seus níveis de estrogênio e progesterona em equilíbrio. Os homens, por sua vez, precisam manter o equilíbrio da testosterona.

Se houver muito ou pouco hormônio, a saúde geral pode correr o risco de doenças e enfermidades. 

Mas é claro que há muitos outros hormônios envolvidos e que são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo e para uma melhor qualidade de vida.

Para entender um pouco mais sobre esse complexo tema, preparei o artigo abaixo com informações valiosas. Vamos conferir?

O que os hormônios fazem?

Em um nível fisiológico, os hormônios controlam muito do que sentimos. Cada glândula produz hormônios que desempenham uma função específica. 

Por exemplo, os hormônios, por meio do sistema endócrino, administram o comportamento, o desenvolvimento, a reprodução e basicamente tudo o que acontece em nosso organismo.

Os hormônios atuam como mensageiros. Ou seja, depois de se secretar de suas respectivas glândulas para a corrente sanguínea, eles viajam para diferentes partes do corpo para dar instruções. 

Mas como os hormônios regulam a maior parte de nossas funções fisiológicas e psicológicas, um desequilíbrio compromete nossa própria capacidade de viver uma vida saudável.

Dessa forma, um equilíbrio hormonal adequado permite que o corpo opere com a maior eficiência.

Como um computador

Podemos comparar o corpo ao sistema operacional de um computador. Gostamos de pensar que o mesmo se aplica à manutenção de um equilíbrio hormonal adequado. 

Quanto mais equilibrados forem seus níveis hormonais, mais alto você funcionará  física, mental e emocionalmente.

Os hormônios mantêm seu corpo funcionando sem problemas. Eles ajudam a combater bactérias e vírus nocivos e promovem uma função de limpeza geral, que inclui se sentir bem e uma aparência mais jovem.

Como todos os hormônios desempenham um papel diferente, mas importante, um desequilíbrio pode variar de sonolência e fadiga a graves distúrbios comportamentais e de saúde. 

Restaurar um desequilíbrio hormonal deve ser sempre uma alta prioridade. Por isso, nossos corpos nos enviarão notificações sobre como estamos atuando e nos alertarão sobre qualquer perigo. 

Essas notificações nem sempre são tão visíveis quanto uma janela pop-up. Portanto, é importante estarmos vigilantes sobre nossos corpos.

Leia também::: Hábitos para o envelhecimento saudável

O desequilíbrio hormonal

Quando pensamos em “hormônio”, normalmente pensamos nos hormônios sexuais testosterona ou estrogênio. Mas na verdade existem mais de 50 hormônios diferentes circulando dentro do seu corpo agora. 

Por exemplo, seus hormônios tireoidianos supervisionam seu metabolismo, níveis de energia e temperatura, enquanto o cortisol, o hormônio do estresse, desempenha um papel no desenvolvimento fetal e em sua resposta ao estresse físico e psicológico. 

Além disso, quando seus hormônios estão equilibrados e funcionando em sincronia, você não vai notá-los, é claro, e isso é bom. 

É quando eles estão desequilibrados que você pode começar a ver os problemas de saúde em cascata assumirem o controle.

O desequilíbrio hormonal decorre do fato de seu corpo produzir pouco ou muito hormônio ou uma série de hormônios. 

Existem muitos hormônios, como a insulina ou a adrenalina, que todos compartilham, mas hormônios específicos podem afetar homens e mulheres de maneiras diferentes. 

Por exemplo, as mulheres podem ver um desequilíbrio nos níveis de estrogênio e progesterona, enquanto os homens podem ter um desequilíbrio na testosterona.

Você tem ou provavelmente terá um desequilíbrio hormonal em algum momento de sua vida, especialmente se tiver um distúrbio endócrino. 

Idade e estilo de vida também são fatores. Os sintomas de desequilíbrio hormonal podem variar amplamente, pois cada hormônio é o único responsável por seu papel.

Os principais sintomas de desequilíbrio hormonal são:

  • ganho ou perda de peso repentino ou inexplicável
  • dificuldade em dormir
  • sentir mudanças de muito calor ou muito frio, ou extrema sensibilidade ao calor ou frio
  • suor excessivo 
  • mudanças de frequência cardíaca
  • pele seca ou acne repentina
  • ansiedade ou outras mudanças de humor
  • função sexual ou mudanças de apetite sexual
  • visão embaçada
  • cabelo e unhas quebradiças
  • crescimento excessivo de cabelo
  • mastalgia

Leia também::: Hormonologia: Ciência necessária na prática médica

Fique atento ao seu corpo

Quase todas as pessoas passam por pelo menos um ou dois períodos de desequilíbrio hormonal durante a vida.

Os desequilíbrios hormonais são mais comuns durante a puberdade, menstruação e gravidez. Mas algumas pessoas experimentam desequilíbrios hormonais contínuos e irregulares.

Muitos desequilíbrios hormonais são causados ​​por fatores externos, como estresse ou medicamentos hormonais. 

No entanto, os desequilíbrios hormonais também podem ser causados ​​por qualquer condição médica que afete ou envolva o sistema endócrino ou as glândulas.

Por isso, a pessoa deve falar com um médico sobre sintomas inexplicáveis ​​de longo prazo, especialmente aqueles que causam dor, desconforto ou interferem nas atividades cotidianas.

Por isso, caso perceba qualquer alteração anormal em seu corpo, procure seu médico, ele poderá por meio de exames detectar alterações nos hormônios em seu corpo e tratar as causas, lhe devolvendo a qualidade de vida.

Espero que tenham gostado do artigo sobre a importância do equilíbrio hormonal. E para entender um pouco mais sobre esse importante tema, confira o vídeo que gravei em meu canal no Youtube. É só dar o play abaixo!