Hábitos para o envelhecimento saudável

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
habitos-para-o-envelhecimento-saudavel

Ficar velho é diferente de envelhecer. Os anos passarão para todos, mas alguns, apesar de velhos, seguem fisicamente e mentalmente ativos, com saúde. O segredo é o chamado envelhecimento saudável.

Ele se baseia em alguns princípios e hábitos que adotamos ao longo da vida e que permite que, ao chegarmos na idade avançada, seguimos com saúde.

Mas isso é um processo que precisa ser praticado ao longo da vida. É como se fosse uma poupança, onde vamos depositando diariamente nossa disposição para colher lá no futuro uma vida saudável.

Para conhecer alguns dos hábitos para o envelhecimento saudável, preparei o artigo a seguir com dicas que você pode aplicar na sua vida. Confira!

Tenha uma alimentação rica

A nutrição desempenha um papel importante no envelhecimento do seu corpo. Uma dieta de baixo índice glicêmico rica em frutas e vegetais frescos, grãos inteiros e proteína magra é mais saudável.

Um ótimo exemplo é a dieta mediterrânea. Ela é uma dieta holística rica em nutrientes, rica em alimentos vegetais, grãos inteiros, nozes, frutos do mar e gorduras saudáveis. 

A dieta mediterrânea envolve comer peixe duas vezes por semana e cortar o excesso de sal. Por exemplo, a pesquisa mostra que esse tipo de dieta pode ajudá-lo a envelhecer melhor, evitando doenças cardíacas, derrames e morte prematura. 

Além disso, alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como as nozes, azeite de oliva extra-virgem, salmão, entre outros, ajudam sua pele a fabricar os óleos essenciais de que precisa para se proteger e podem ajudar a pele a parecer mais jovem.

Em contraste, alimentos gordurosos açucarados, ricos em carboidratos e não saudáveis ​​— como batatas fritas, refrigerante e pão — podem acelerar o processo de envelhecimento. 

Leia também::: É possível envelhecer sem ficar velho?

Seja ativo

Se você deseja permanecer em boa forma física e mental durante o envelhecimento, seja ativo e faça exercícios regularmente. 

Dessa forma, o exercício regular, juntamente com uma dieta saudável e nutritiva, é a chave para envelhecer de forma saudável e feliz. 

O exercício regular ajuda na prevenção de inúmeras doenças como doenças cardíacas, artrite, diabetes, hipertensão, depressão, entre outras.

Além disso, ser ativo o ajudará a viver uma vida independente. Uma pessoa ativa não precisa ser dependente de outras pessoas para suas funções diárias ou para ir de um lugar para outro. 

Fazer um exercício ou ser ativo não significa que você tenha que ir à academia e suar. Por exemplo, o exercício pode ser tão simples como dar um passeio, brincar com o seu amigo, fazer ioga, a lista é interminável. 

Se possível, tente adicionar algum fortalecimento muscular, equilíbrio ou exercícios aeróbicos em sua rotina diária.

Reduza o seu estresse

O estresse crônico aumenta a produção do hormônio do estresse cortisol pelo corpo. O excesso de cortisol pode interromper diferentes funções do corpo, incluindo o sistema imunológico.

Além disso, os efeitos do estresse em seu corpo são vastos, variando de envelhecimento prematuro e rugas a um risco maior de doenças cardíacas.

Existem várias maneiras comprovadas de aliviar o estresse, incluindo:

  • Técnicas de relaxamento, como meditação, exercícios respiratórios e ioga
  • Exercícios
  • Dormir o suficiente e respeitando seu ciclo circadiano
  • Ter uma vida socialmente ativa

Tais atitudes ajudam a se manter longe do estresse, que tão mal faz aos humanos nessa vida moderna e atribulada.

Por isso, sempre que possível tire alguns momentos para si, pratique atividades que lhe são prazerosas, e mantenha esse mal chamado de estresse longe da sua vida.

Leia também::: O que é a curva de escape da longevidade?

A  tríade do corpo humano

Outro ponto importante quando se fala em envelhecimento saudável é compreender a tríade do corpo humano. 

Portanto, é entender que o corpo é formado por três partes, a primeira logicamente que é o próprio corpo — essa casca que abriga nossa mente. A mente que é um transmissor de algo que está lá em cima e é mais potente, chamada espírito.

Ou seja, o envelhecimento saudável é esse equilíbrio entre corpo, mente e espírito. É necessário que nós tenhamos compromisso com nosso desenvolvimento espiritual, que não estamos aqui apenas para passar por esse planeta.

Que temos uma missão aqui, um objetivo, e devemos nos esmerar para atingir essas propostas. Assim será possível ter uma vida mais longa e também mais saudável.

Dê o passo para o envelhecimento saudável

Dessa forma e como mencionei, o envelhecimento é um processo natural do nosso corpo e é importante que as medidas para garantir que ele se torne saudável sejam praticadas ao longo de toda nossa existência.

Envelhecer  envolve mudanças em todas as esferas da vida, do físico ao mental, ao social, emocional, sexual e muito mais. 

Algumas dessas mudanças você pode considerar positivas e outras negativas. O desafio é maximizar as partes boas do envelhecimento e, ao mesmo tempo, tomar medidas proativas para manter a saúde e minimizar os aspectos negativos.

Portanto, espero que esse artigo sobre envelhecimento saudável tenha lhe sido útil. Mas para receber mais dicas e informações, siga meu canal do Youtube, onde sempre compartilho muitas dicas e informações para uma melhor qualidade de vida.