O que é a curva de escape da longevidade?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
o-que-e-curva-de-escape-da-longevidade

Você já ouviu falar em curva de escape da longevidade? É sobre esse interessante tema que abordo com vocês, meus caros e minhas caras, no artigo de hoje.

Esse é tema é algo extremamente interessante, e que está lá nas fronteiras da evolução da ciência médica. 

Se nós fizermos uma análise cronológica do tempo de evolução da expectativa de vida, vamos chegaram a uma à conclusão extremamente importante.Viver muito nunca fez parte de um conjunto de atributos da espécie humana.

Na verdade, se analisarmos o primeiro demarcador de longevidade que é a expectativa de vida na Roma antiga, estamos falando de 2.500 anos antes de Cristo, a expectativa de vida naquela época era em torno de 17 anos.

É claro existiam pessoas que viviam mais do que isso, mas a média de vida de um ser humano naquele período era baixa. Isso em virtude de muitas guerras, ferimentos, o desconhecimento de princípios básicos de assistência médica, entre outros fatores. 

Logo, a expectativa de vida era muito pequena.  

E como isso mudou?

Passamos centenas de milhares de anos para ter um primeiro e significativos salto, que foi sair dos 17 para os 30 anos. 

E esse aumento para 30 anos da expectativa de vida ocorreu somente por volta do século 19. Podemos dizer que ontem a expectativa chegou em 50 anos.

Porém, com a transição do século 19 para o 20, estamos com uma mudança radical nessas perspectivas. Temos hoje nos países desenvolvidos uma expectativa de vida média em torno de 84 anos. 

Aliás, essa mudança decorre por vários fatores que envolve a fusão de novas biotecnologias, tais como:

  • Nanomedicina
  • Interface cerebral digital
  • Nanorobótica
  • Biorobótica
  • Manipulação genética 
  • Terapia com células-tronco

Isso tudo nos fez tornar a expectativa de vida muito maior do que a que temos. Esses novos conhecimentos estão jogando a perspectiva de vida para limites ainda não conhecidos.

Fala-se muito de que até o final desse século 21, nós estejamos atingindo uma expectativa de vida em torno de 150, 180 anos. 

Mas existe paralelamente a este conhecimento uma corrente mais progressista e ousada, de pensamento mais futurista. Ela é liderada por alguns cientistas de renome mundial, de referências nessa área, como os professores Raymund Kurzweil e Aubrey de Grey.

Eles apostam que dentro das próximas décadas vamos atingir uma curva de crescimento da longevidade exponencial. É daí que foi cunhada exatamente essa expressão de curva de escape da longevidade.

Leia também::: O que é síndrome metabólica e quais seus impactos na longevidade?

O que é a curva de escape da longevidade?

Mas o que é a curva de escape da longevidade? Esses cientistas sentaram-se, debruçaram-se sobre todos esses dados, sobre toda essa conjunção de novas tecnologias, inteligência artificial, todas essas novas tecnologias que estão surgindo e já são aplicadas.

E também usaram o que já está sendo falado para daqui 20, 30 anos. Eles, com a sua visão progressista e futurista, passaram a traçar outros paradigmas para expectativa de vida.

Assim cunharam essa terminologia de curva de escape da longevidade. Eles dizem que isso existe um ano chave na nossa evolução, que é o ano 2028. E vale lembrar que esse ano está batendo na das nossas portas.

Muitas vezes passamos adiar projetos, mudanças de vida, outras formas de viver, maneiras mais saudáveis, mas senhoras e senhores, 2028 é amanhã!

Então, o que existe de projeção a partir de 2028 é que será um período suficiente para que possamos já começaram a ser alcançados por essas novas biotecnologias. A partir daí o conceito de saúde e longevidade para o ser humano vai mudar de uma maneira tão radical.

De 2028 em diante para cada um ano que qualquer um de nós viver, iremos ganhar mais um ano de expectativa de vida  além do que já está previsto para atualidade. 

Como calcular

Então vamos fazer um ensaio: imagine que hoje a expectativa de vida é de 84 anos. Esse indivíduo agora no ano 2028 ele vai estar sete anos mais velho, mas vamos imaginar que a expectativa de vida não mude, continue em 2028 os mesmos 84 anos.

Imagine que esse indivíduo tenha 50 anos em 2028. No ano de 2038 ele terá 60 anos. Pelo simples fato dele ter-se mantido vivo por míseros 10 anos, ele já vai ganhar mais os mesmos 10 anos na conta final de vida. 

Isso significa que se não mudar nenhuma perspectiva de vida dentro desses 10 anos, só pelo fato dele estar vivo por esse período, ele já terá expectativa de vida de 94 vamos.

Em 2048, ele terá 70 anos, a curva de longevidade é projetada para mais 10 e ele vai ter expectativa de vida de 104 anos. Olha que coisa louca, é isso aqui que eu estou dizendo para vocês.

Leia também::: O que é autofagia e qual a relação com a longevidade?

Impacto nas relações de vida

É óbvio com esse conceito de curva de escape da longevidade terá que redesenhar todas as nossas relações de vida relações, de trabalho, de estudo e de aposentadoria. Essa última, aliás, é algo que não vai se sustentar.

O que tudo isso significa é que para que um indivíduo se mantenha nesse ciclo até o fim da sua vida, até os 90, 100, 120, 130 anos, ele terá que estar saudável. Terá que transformar a visão de saúde como atributo mais importante que temos que buscar.

Mas gosto de ressaltar que não temos que buscar apenas viver muito, mas temos que buscar viver bem, com qualidade e com saúde. 

Eu asseguro categoricamente a vocês que viver com saúde já é amplamente possível em qualquer idade. 

Ou seja, saber o que é a curva de escape da longevidade é um processo valiosíssimo para mudarmos nossos conceitos. Buscar ter mais qualidade de vida desde já. 

Com os estudos e grandes avanços das ciências da longevidade, poderemos também nos informar melhor, e se inserir neste novo mundo instável e dinâmico. Ele será formado por pessoas irão viver cada vez mais. 

Espero que tenha explicado sobre o que é a curva de escape da longevidade. E que também tenha contribuído para reflexão de todos. Por fim, deixo aqui um carinhoso abraço!