3 razões pelas quais o magnésio é a chave para um estilo de vida saudável

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
magnesio e a chave para um estilo de vida saudavel

O magnésio é considerado o super mineral e é um dos sete macrominerais essenciais. É vital para o funcionamento dos nossos ossos, músculos, cérebro, coração e sistema nervoso. 

Também ajuda a síntese de ácidos graxos e proteínas, desempenha um papel vital na energia e auxilia o metabolismo dos alimentos.

O magnésio está envolvido em mais de  600 reações enzimáticas no corpo,  incluindo metabolismo energético e síntese de proteínas. Estima-se que 30% dos adultos são deficientes neste mineral vital

No artigo que compartilho abaixo, detalho três razões pelas quais o magnésio é a chave para um estilo de vida saudável. Confira!

O que é magnésio?

O magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo humano. Mas esse não é o único lugar em que você o encontrará. Ele também é encontrado na terra, mar, plantas e animais. 

Cerca de 60% do magnésio em seu corpo pode ser encontrado nos ossos, enquanto o restante pode ser encontrado nos músculos, tecidos moles e fluidos, incluindo o sangue.

Cada célula do seu corpo tem o mineral e precisa dele para funcionar – mas, infelizmente, estudos mostram que cerca de 50% das pessoas recebem menos do que a quantidade diária recomendada de magnésio. 

Isso é um problema, pois o ele é uma “molécula auxiliar” envolvida em mais de 600 processos no corpo. Os principais são:

1. Saúde óssea

Embora a maioria das pesquisas tenha se concentrado no papel do cálcio na saúde óssea, o magnésio também é essencial para a formação óssea saudável.

Pesquisa associou a ingestão adequada de magnésio com maior densidade óssea, melhor formação de cristais ósseos e menor risco de osteoporose em mulheres após a menopausa.

O mineral pode melhorar a saúde óssea direta e indiretamente, pois ajuda a regular os níveis de cálcio e vitamina D, que são dois outros nutrientes vitais para a saúde óssea.

Leia também::: Quais as principais vitaminas na menopausa?

2. Saúde cardiovascular

O corpo precisa de magnésio para manter a saúde dos músculos, incluindo o coração. Pesquisas descobriram que ele desempenha um papel importante na saúde do coração.

Uma revisão de 2018 relata que a deficiência de magnésio pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares de uma pessoa. Isso se deve em parte aos seus papéis em um nível celular. Os autores observam que a deficiência de mineral é comum em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva e pode piorar seus resultados clínicos.

As pessoas que recebem magnésio logo após um infarto têm um risco menor de mortalidade. Os médicos às vezes usam magnésio durante o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) para reduzir o risco de arritmia ou ritmo cardíaco anormal.

De acordo com uma meta-análise de 2019, aumentar a ingestão de magnésio pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral de uma pessoa. Eles relatam que para cada 100 mg por dia de aumento do mineral, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido em 2%.

3. Diabetes

Pesquisas associaram dietas ricas em magnésio a um menor risco de diabetes tipo 2. Isso pode ser porque o magnésio desempenha um papel importante no controle da glicose e no metabolismo da insulina.

Outro estudo publicado no World Journal of Diabetes relata que a maioria, mas não todas, as pessoas com diabetes têm baixo teor de magnésio e que pode desempenhar um papel no controle do diabetes.

Uma deficiência do mineral pode piorar a resistência à insulina, que é uma condição que geralmente se desenvolve antes do diabetes tipo 2. Por outro lado, a resistência à insulina pode causar baixos níveis de magnésio.

Em muitos estudos, os pesquisadores associaram dietas ricas no mineral com diabetes. Além disso, uma revisão sistemática de 2017 sugere que tomar suplementos também pode melhorar a sensibilidade à insulina em pessoas com baixos níveis de magnésio.

No entanto, os pesquisadores precisam reunir mais evidências antes que os médicos possam usar rotineiramente o mineral para o controle glicêmico em pessoas com diabetes.

Leia também::: Quais alimentos podem melhorar sua memória?

Como faço para obter mais magnésio na minha dieta?

As fontes alimentares incluem vegetais folhosos, nozes, legumes, peixes, frutas e grãos integrais. Devido à qualidade reduzida do solo em que os alimentos são cultivados, houve um declínio no teor de magnésio dos alimentos nos últimos anos. Um suplemento pode ajudar a garantir que você esteja recebendo o mineral suficiente.

Existem vários tipos de suplementos (comprimido, pó, líquido) e várias formas (por exemplo, citrato, glicinato), cada um com diferentes benefícios terapêuticos. Um médico pode ajudá-lo a identificar qual forma de magnésio é melhor, com base em sua dieta atual, preocupações com a saúde e demandas de estilo de vida.

Por fim, desejo que seu entendimento sobre os benefícios do magnésio para seu organismo tenha sido claro e, para saber mais sobre este tema tão interessante, siga também meu canal do Youtube!