Qual é a ligação entre hormônios e doenças autoimunes?

hormonios e doencas autoimunes

A ligação entre hormônios e doenças autoimunes é bidirecional. Não apenas os desequilíbrios em seus hormônios podem contribuir para o aparecimento de doenças autoimunes, mas as doenças autoimunes por si só podem causar insuficiência e desequilíbrio hormonal.

A doença autoimune ocorre quando seu sistema imunológico começa a atacar e danificar seus próprios tecidos e órgãos. Existem muitas razões pelas quais isso pode acontecer, incluindo sua genética, estresse, ambiente e saúde intestinal, para citar alguns.

Em contrapartida, os hormônios – mensageiros químicos essenciais no nosso organismo – são produzidos por um conjunto de glândulas em seu corpo. E, quando essas glândulas se tornam um alvo de seu sistema imunológico, o caos e a perturbação prevalecem.

Para detalhar essa relação entre hormônios e doenças autoimunes, compartilho o artigo abaixo.

Importância do equilíbrio hormonal

A vida é sobre equilíbrio, e isso vale para seus hormônios também. Não são apenas os níveis de hormônios vitais, mas também sua proporção em relação aos outros hormônios em seu corpo. Hormônios essenciais incluem estradiol, testosterona, progesterona, cortisol, insulina, melatonina, entre outros.

Mesmo quando você tem um leve desequilíbrio entre os hormônios, pode causar uma cascata de alterações hormonais. Esses desequilíbrios podem levar a inflamação, disfunção celular e dano tecidual, os quais contribuem para condições autoimunes.

Muitos fatores de dieta e estilo de vida contribuem para desequilíbrios hormonais, como deficiências nutricionais, excesso de açúcar, estresse crônico, falta de boas noites de sono.

Sintomas de desequilíbrio hormonal

É fácil ignorar os sintomas de desequilíbrio hormonal e vê-los apenas como parte de quem você é. Mas, na verdade, qualquer sintoma reflete algo que está acontecendo no seu organismo. Os mais comuns observados são:

• fadiga
  • menstruação intensa
  • insônia
  • depressão
  • ondas de calor
  • ansiedade
  • perda de cabelo
  • pele seca, cabelos e unhas
  • sentir o frio
  • mudanças de humor
  • entre outros

Algum desses soa familiar? Nesse caso, pode valer a pena explorar se você tem um desequilíbrio hormonal.

Leia também::: Como reverter queda de cabelo na menopausa?

A conexão entre hormônios e doenças autoimunes

A relação entre hormônios e doenças autoimunes é bastante estreita. E isso pode acontecer devido ao desequilíbrio hormonal específico, tais como:

Estradiol e autoimunidade

Tem havido um longo debate sobre por que os distúrbios autoimunes afetam mais mulheres do que homens – até 10 para um em algumas condições. O hormônio sexual estradiol, normalmente mais dominante em mulheres do que em homens, se associa frequentemente como uma razão potencial.

O estrogênio não é apenas um hormônio. Relaciona-se com três hormônios chamados estrona, estradiol e estriol. E faz mais do que apenas regular o sistema reprodutor feminino, também ajuda a manter um coração, ossos e pele saudáveis.

O estrogênio também pode aumentar a resposta inflamatória aumentando o número de anticorpos no corpo. Como a predominância de estrogênio em mulheres (e homens) está se tornando mais comum, existe o risco de que, além de estimular uma resposta inflamatória normal, estrogênios desequilibrados também possam ativar a produção de autoanticorpos. Os autoanticorpos são responsáveis ​​por danificar o próprio tecido em doenças autoimunes.

Na pós-menopausa, quando o estrogênio começa a diminuir, as mulheres descobrem que seus sintomas de doença autoimune podem melhorar. No entanto, quando o estrogênio está desequilibrado durante a perimenopausa, existe o risco de ocorrer uma crise autoimune, como dor nas articulações, perda de cabelo e enxaquecas.

Durante este período da vida, é vital cuidar de si mesmo e acompanhar seus sintomas para garantir que você possa tomar medidas para regular seus hormônios antes que eles afetem sua saúde.

Cortisol e autoimunidade

As glândulas supra-renais produzem cortisol como parte da resposta ao estresse. O estresse pode ser emocional e físico e, em momentos de estresse crônico, suas glândulas supra-renais tornam-se disfuncionais e a produção de cortisol pode ser afetada.

Normalmente, o cortisol reduz a inflamação em seu corpo. No entanto, quando você está sob estresse crônico e o cortisol é produzido por longos períodos, seu corpo e células tornam-se insensíveis.

Essa condição é conhecida como resistência ao cortisol, semelhante à resistência à insulina no diabetes. Como resultado, o cortisol deixa de diminuir a resposta inflamatória e a inflamação começa a aumentar.

Com o tempo, a resistência ao cortisol leva a uma resposta disfuncional ao estresse e é um fator de risco no desenvolvimento de doenças autoimunes.

Inclusive, um novo estudo levantou a possibilidade de que o estresse possa causar doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide. Se encontrou uma maior incidência de doenças autoimunes entre pessoas que tiveram diagnóstico com distúrbios relacionados ao estresse.