Por que a ansiedade piora durante a menopausa?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
ansiedade e menopausa

Ansiedade e menopausa. Não basta sofrer com uma dessas condições, conviver com as duas infelizmente é algo que muitas mulheres vivenciam nesta fase da vida.

As mulheres que estão passando pela menopausa geralmente precisam lidar com uma série de sintomas que podem tornar a vida diária desconfortável ou totalmente difícil, e a única coisa que pode ser mais desafiadora é lidar com novos sentimentos de ansiedade. 

Embora seja normal ter algum estresse adicional por causa da menopausa, a ansiedade que pode vir com a condição pode repentinamente fazer com que pareça que o mundo inteiro está desmoronando ao seu redor.

Para explicar esta relação entre ansiedade e menopausa, compartilho com vocês o artigo abaixo!

O que é ansiedade relacionada à menopausa?

Sentir ansiedade é comum durante a menopausa. É um sintoma desagradável que pode fazer você se sentir com medo ou tensa, e pode atingi-la repentinamente ou lentamente. 

O que é importante lembrar é que a ansiedade é uma resposta humana normal a situações estressantes. Mas começa a ser um problema quando fica difícil controlar seu medo, fazendo você se sentir estressada ou sobrecarregada, atrapalhando sua capacidade de viver a vida como deseja.

A ansiedade pode ser o único sintoma da perimenopausa e da menopausa que você experimenta. Mas muitas mulheres não fazem a conexão e apenas pensam que não estão lidando como antes. 

Se você está sentindo ansiedade, certamente não está sozinha. A ansiedade pode acontecer com qualquer pessoa – incluindo aquelas que nunca experimentaram problemas de saúde mental antes.

A ansiedade pode levar a sintomas físicos como:

  • Frequência cardíaca rápida
  • Palpitações cardíacas
  • A sensação de enjoo ou náusea
  • Agitação ou tremores
  • Suores sem motivo
  • Boca seca
  • Dor no peito
  • Dores de cabeça
  • Respiração rápida
  • Ataques de pânico – são ataques graves de ansiedade, medo e pânico que ocorrem repentinamente, muitas vezes sem aviso e sem motivo aparente

Leia também::: Sono e longevidade: por que dormir tarde pode abreviar seus anos de vida?

Ansiedade e menopausa: a ligação

Durante a perimenopausa e a menopausa, uma mistura de fatores ocorre ao mesmo tempo, por isso pode ser difícil atribuir a causa de sua ansiedade a uma única coisa. 

A ansiedade às vezes, mas nem sempre, anda de mãos dadas com o humor deprimido e os sintomas de depressão. 

É importante entender, por exemplo, que muitas mudanças de humor podem acontecer por causa das mudanças hormonais em seu cérebro, e isso está além do seu controle. Não é sua culpa ou um sinal de que você não está lidando com isso. Apenas saber disso pode, por si só, ser útil.  

Como a depressão, a ansiedade pode ocorrer porque a queda dos níveis de estrogênio altera a maneira como o cérebro funciona. 

Estudos, aliás, mostraram que o estrogênio está ligado aos níveis de serotonina (o ‘hormônio da felicidade’) no cérebro. Há também evidências de que os níveis de estrogênio também estão ligados aos níveis de cortisol – o hormônio do estresse.

Dessa forma, quando os níveis de estrogênio caem, os níveis de cortisol aumentam. É provável que outros hormônios e fatores químicos também estejam envolvidos.

Alguns cérebros são mais suscetíveis aos efeitos da alteração dos níveis hormonais do que outros. Você pode ter mais chances de sofrer alterações de humor durante a menopausa se tiver sofrido de depressão pós-parto, por exemplo, e a síndrome pré-menstrual pode piorar na perimenopausa.

Ou seja, se você já experimentou uma forma mais grave de transtorno de ansiedade no passado, é importante estar ciente de que isso pode piorar novamente à medida que você passa pela transição da menopausa.

Como melhorar os sintomas

Como fica claro, a conexão entre ansiedade e menopausa deve-se às mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher nesta fase da vida.

Mas, é possível evitar seu surgimento com algumas mudanças no estilo de vida. O exercício, por exemplo, pode fazer maravilhas para a ansiedade de muitas maneiras:

  • aumenta sua sensação de bem-estar
  • autoestima
  • imagem corporal 
  • sentimentos de felicidade
  • reduz seus níveis de estresse e ansiedade

Se você ainda não está se exercitando, tente ver como você pode adicionar até mesmo o menor valor ao seu dia.

Reposição hormonal

Mas se as alterações de humor estiverem relacionadas à perimenopausa e à menopausa, as evidências indicam que a reposição hormonal é melhor para melhorar o humor e a ansiedade. 

Importante frisar que conhecimento é poder. Por isso, é importante discutir as alternativas de tratamento com seu médico, e também sobre a reposição hormonal para tratar a ansiedade e menopausa.

Leia também::: Como reverter queda de cabelo na menopausa?

Cuide da sua saúde

A ansiedade e menopausa costumam andar de mãos dadas para algumas mulheres. E os sintomas que as alterações hormonais causam no seu organismo são fundamentais para isso, infelizmente.

Por isso, caso a ansiedade esteja afetando sua qualidade de vida, procure seu médico. Ele sempre será o profissional mais indicado para prescrever o tratamento mais assertivo para a sua condição.

Por fim, espero que a relação entre ansiedade e menopausa tenha sido clara e, para ampliar seu conhecimento acerca deste tão complexo tema, siga também meu canal no YouTube.