Quais são as causas da menopausa precoce?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
quais-sao-as-causas-da-menopausa-precoce

Amigos e amigas, nosso tema de hoje são as causas da menopausa precoce. A menopausa é um fenômeno crítico, é uma endocrinopatia, é um distúrbio hormonal de enormes repercussões biopsicossociais no corpo feminino.

Mais ainda quando ela acontece antes do tempo. Antes da idade cronológica expectada que no nosso país Brasil ocorre por volta dos 48 aos 52 anos. 

A menopausa é um distúrbio hormonal múltiplo, que vai tomar todas as expectativas de vida com qualidade. 

Para se ter uma noção, os ovários produzem hormônios. Três desses hormônios ficam ainda mais ressaltados as suas importâncias quando as mulheres os deixam de produzir. 

O primeiro deles chamado estradiol, o outro chamado progesterona, e terceiro chamado testosterona. Ou seja, esses hormônios e seu conjunto são responsáveis pelo controle de aproximadamente 500 funções anabólicas de restauro no organismo. 

A menopausa

Mas, o grande problema é a concepção equivocada de que a menopausa é um fenômeno natural, que acontece com todas as mulheres que cheguem aos 48, 52 anos. 

É achar que a menopausa é apenas quando a mulher para de menstruar. Na verdade, significa que elas não são mais capazes de produzir esses hormônios em quantidades necessárias para manter o controle de todas essas funções.

Ou seja, o nível hormonal baixa para um patamar tão crítico, que as mulheres não conseguem sequer mais menstruar. Essa parada das menstruações é a característica clínica da chegada da menopausa.

Dessa forma, o problema é que no contexto da cultura da menopausa, acha-se que na menopausa um grande problema são as ondas de calor, que muitas mulheres sentem quando param de menstruar.

Isso traz uma reflexão inocente e gravemente equivocada, de que mulheres que entram nesse processo, sem esses fogachos, as ondas de calor, a irritabilidade, que está tudo bem. Acham que ela teve uma menopausa tranquila e que não tem nada que se preocupar.

Hormônios sexuais

Amigas, principalmente para vocês, mas amigos também, que podem hoje ter uma companheira nessa situação, e não sabem muito bem que está acontecendo. 

Contudo, um dos primeiros equívocos é classificar esses hormônios como hormônios sexuais. Dessa forma, no momento que eu classifico essas substâncias como sexuais, é óbvio que se elas deixam de ser produzidas, e eu não quero mais ovular, não quero mais menstruar, não é necessário se preocupar mais com isso. 

Discordo veementemente! Precisamos compreender que nem todos os eventos que são naturais são necessariamente normais.

Esse é o caso da menopausa. Ela acontece com todas, é uma causa natural, mas que causa situações caóticas, catastróficas, para a saúde da mulher. Isso não pode ser aceito como normal, principalmente quando se considera a expansão da expectativa de vida.

No Brasil atual, a média da expectativa da mulher é de 79 anos. Se ela entra em menopausa aos 50, nós estamos dizendo que essa mulher vai passar mais de um terço da sua vida em um estado de completa anarquia. Essa minha concepção pessoal de menopausa.  

Leia também::: O que acontece com o corpo da mulher na menopausa?

A menopausa é uma anarquia

Até quando me perguntam: “Doutor Ítalo, o que é a menopausa?” Costumo dizer que é uma completa anarquia, cumulativa e crônica. E que cada vez mais tempo de vida após a menopausa, mas catabolismo, mais degradação, mais perda da qualidade de vida será observada nas mulheres.

Observe que as mulheres não melhoram a qualidade de vida depois que entram na menopausa. Ao contrário, se você conversar com qualquer mulher que já parou de menstruar, quanto mais tempo de menstruação parada ela tem, pior será a sua qualidade de vida.

Como conclusão, a menopausa é um fenômeno grave, E a ciência já traz sobre funções bastante eficazes para essa questão da deficiência hormonal da menopausa. 

Menopausa precoce

Uma coisa absolutamente preocupante é parar de menstruar e viver sem hormônios a partir dos 50 anos. Agora imagina quando isso ocorre em idades menores. Essa é a condição chamada menopausa precoce

Conceitualmente, ela é a chegada desse processo de esgotamento hormonal em mulheres com idades inferiores a 48 a 52 anos. 

Portanto, quanto mais jovem uma mulher entra em menopausa precoce, maior é o grau de catabolismo, de maior agressividade desse processo. Dessa forma, ele se torna mais intenso, e também serão os processos catabólicos do envelhecimento.

Isso pode levar uma mulher a entrar no esgotamento hormonal precoce. Podemos começar falando da reserva natural que essa mulher recebe quando ela está sendo gestada.

Mas as gônadas ovarianas já começa a se desenvolver ainda na vida intraembrionária, e a quantidade de folículos que uma mulher vai possuir nos seus ovários é determinada geneticamente. 

Mas em média, as mulheres têm ainda na vida intra-uterina cerca de 3 a 3,5 milhões de folículos. Quando nascem, esses folículos se reduzem dramaticamente ao número aproximado de 300.000.

E as mulheres vão estimulando esses folículos ao longo da vida, que respondem produzindo hormônios, produzindo ovulação. 

Ou seja, o fato prático é que uma mulher normal, dos 3,5 milhões de folículos que ela tinha ao nascer, ela vai usar cerca de 300 folículos ao longo da sua vida.

Ou seja, essa população pode estar diminuída na própria concepção em função do ambiente hormonal e do ambiente metabólico dessa mãe.  Ela já pode contribuir para uma menor população folicular.

Deficiência hormonal

Uma das coisas que mais podem contribuir para uma criança do sexo feminino nascer com a menor reserva folicular é a disfunção e a deficiência de T3, que é o hormônio produzido na tireoide.

Ele é gravíssimo para os ovários de uma criança que está sendo gerada na barriga da mãe. A deficiência materna de T3 é um fato importante. 

Outra situação que pode levar uma mulher a precocemente é ser exposta a infecções viróticas, como por exemplo o vírus da caxumba. Quando essa doença é adquirida na fase adulta, ela pode ter uma seletividade pelo tecido ovariano e aniquilar esses ovários antes do tempo.  

É um fator importante também doenças infecto-contagiosas próprias das infância, mas adquiridas na fase adulta, algumas delas podem afetar irreversivelmente as funções ovarianas e provocar menopausa precoce. 

Outras causas da menopausa precoce são:

  • Exposição a radiação ionizante
  • Exposição ao raio-x
  • Traumas
  • Cistos 
  • Nódulos ou tumores

Outro exemplo é a iatrogenia, que quando uma mulher tem um cisto no ovário, vai para cirurgia e tem seus ovários removidos, muitas vezes sem razão. Essa iatrogenia também causa uma menopausa precoce.

Leia também::: Qual é o papel da reposição hormonal nos tratamentos?

Problemas no envelhecimento

Mas o principal ponto que nós temos que trazer aqui para vocês é que a menopausa não é normal. E quando acontece numa idade menor do que a idade prevista, pior ainda.

Essas mulheres vão acelerar de maneira brutal os seus processos de envelhecimento. Por isso, é absolutamente indispensável desenvolvemos a consciência de que a reposição hormonal da menopausa é uma das ferramentas mais importantes para a promoção de qualidade de vida.

Mas muito cuidado. Quando a reposição hormonal é feita, significa devolver ao organismo dessa mulher o que ela deixou de produzir. 

Mas quando se faz reposição hormonal, estamos falando de repor estradiol, progesterona, testosterona. Portanto, muito cuidado para não trocar a reposição na menopausa por medicamentos que tem uma formulação hormônio símile.

Usar hormônios sintéticos, que não só não vou resolver os problemas hormonais dessas mulheres, talvez controle alguns sinais, mas poderão com certeza agravar vários desses problemas, por não serem a opção terapêutica mais indicada.

A menopausa é tudo, menos um fenômeno natural. Ou seja, ela é uma anarquia metabólica e a ciência tem todos os recursos para propiciar as soluções para esses problemas, no sentido que não haja quebra na busca por uma vida longa e saudável.

Espero que as respostas sobre as causas da menopausa precoce tenham sido claras. E para mais informações e entendimento ao tema, confira o vídeo que publiquei no meu canal.