Como evitar a osteoporose?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
como evitar a osteoporose

Evitar a osteoporose para uma longevidade saudável é o desejo de muitas pessoas. E diante disso, é comum as pessoas buscarem formas de conseguir atingir tais objetivos.

Na verdade, a prevenção da osteoporose começa na infância, quando uma dieta saudável para os ossos e muito exercício ajuda as crianças a atingirem o seu “pico de massa óssea” mais elevado possível. 

Isso é importante porque quanto mais massa óssea você tiver quando atingir a idade adulta, menor será a probabilidade de ter ossos fracos e quebráveis ​​na velhice. 

No artigo que compartilho abaixo, meus amigos e minhas amigas, falo mais sobre como evitar a osteoporose, e como é importante iniciar estas ações na mais tenra idade. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a osteoporose?

A osteoporose faz com que os ossos se tornem fracos e quebradiços, que uma queda ou mesmo estresses leves, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. 

As fraturas relacionadas à osteoporose ocorrem mais comumente no quadril, punho ou coluna.

O osso é um tecido vivo que está constantemente sendo quebrado e substituído. Além disso, a osteoporose ocorre quando a criação de osso novo não acompanha a perda da massa esquelética antiga.

Para as mulheres, a prevenção precoce é especialmente importante. Nelas, a perda óssea ocorre rapidamente após a menopausa, por volta dos 50 anos, quando o efeito protetor do estrogênio é perdido. 

Leia também::: Quais os efeitos do estradiol no cérebro?

O que fazer para evitar a osteoporose?

Como adulto, você pode fazer muitas coisas para ajudar a manter os ossos saudáveis ​​e evitar a perda óssea prematura. 

Fazer mudanças simples em sua dieta, fazer exercícios suficientes e abandonar maus hábitos de vida não apenas ajudarão a prevenir a osteoporose, mas também beneficiarão seu bem-estar geral. 

Para isso, você deve: 

  • Garantir uma dieta saudável que inclua cálcio e proteínas suficientes, dois nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.
  • Obtenha vitamina D suficiente, principalmente por meio da suplementação seguindo a orientação de um profissional de saúde. Você também pode aumentar sua ingestão de vitamina D através de alguns alimentos, como peixes oleosos, ovos, cogumelos e laticínios. 
  • Mantenha um peso corporal saudável — ser muito magro (IMC abaixo de 19) é prejudicial à saúde dos ossos.
  • Mantenha-se ativo! Faça exercícios regulares de levantamento de peso e fortalecimento muscular.
  • Evitar fumar e beber 

Prevenção começa na infância

Os ossos crescem em tamanho durante a infância, ganhando massa e força. A quantidade de massa óssea que você obtém enquanto jovem determina sua saúde esquelética para o resto de sua vida. 

Ou seja, uma das melhores maneiras de incentivar hábitos saudáveis ​​em seus filhos é ser um bom modelo. Acredite ou não, seus filhos estão assistindo, e seus hábitos, bons e ruins, por exemplo, têm uma forte influência sobre os deles.

Por volta dos 25 anos, a maioria das pessoas atingiu seu pico de massa óssea, que é a maior quantidade de osso que você pode atingir. 

Quanto maior o seu pico de massa óssea, menor a probabilidade de desenvolver osteoporose mais tarde na vida. 

Além disso, essa massa óssea é normalmente mantida até você começar a envelhecer. Mas para as mulheres, a massa óssea começa a diminuir durante a perimenopausa, quando a produção de estrogênio diminui, o que promove a manutenção dos ossos do corpo. 

Após a menopausa, a maioria das mulheres terá perdido cerca de 10% de sua massa óssea. Enquanto os homens perdem massa óssea mais gradualmente, sua saúde óssea também diminui à medida que envelhecem, aumentando o risco de fraturas.

Leia também::: Como os níveis hormonais mudam com o passar dos anos

Tenha uma longevidade saudável

Como fica claro, para termos uma longevidade saudável, nossos hábitos saudáveis devem iniciar ao longo de toda vida, incluindo na infância.

Dessa forma, para quem deseja evitar a osteoporose, é fundamental que o trabalho seja iniciado ainda na infância. Mas nada impede que, em qualquer momento da sua vida, também adote os hábitos saudáveis que listei acima.

Assim, mais que evitar a osteoporose, você estará garantindo maior qualidade de vida e uma longevidade mais saudável.

Espero por fim que o artigo sobre como evitar a osteoporose tenha sido útil para lhe tirar dúvidas, e para complementar o leque de conhecimento, assista também ao vídeo que preparei sobre o tema logo abaixo!