Pessoas com animais de estimação vivem mais?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
pessoas com animais de estimação tem uma longevidade saudavel

Você tem um gatinho, um cachorro, ou outro animal de estimação? Sabia que o carinho que recebemos dos bichos são uma das chaves para uma longevidade saudável?

Estudos sugerem que os animais de estimação podem influenciar positivamente os fatores que contribuem para a longevidade, incluindo reduzir o estresse, facilitar a resiliência contra doenças cardiovasculares e nos conectar a uma rede de apoio social.

Embora sempre haja mais pesquisas a serem feitas, compartilhar o que sabemos agora pode ter um impacto positivo para pessoas e animais de estimação.

Por isso, meus caros e minhas caras, abaixo trago um artigo com informações bastante pertinentes para vocês. Sigam a leitura e tirem suas dúvidas!

Dose de ocitocina diária

Abraçar um cachorro é uma das maiores alegrias da vida. Conseguir ver um rabo abanando é como experimentar uma droga do amor — literalmente.

Cães e humanos que interagem uns com os outros recebem um choque de ocitocina, o chamado “hormônio do amor”, conforme apresenta este estudo

E, se você olhar para os cães e abraçá-los todos os dias, poderá viver mais do que as pessoas que não precisam limpar os pelos de animais de suas roupas.

Um dos estudos que relacionam esta ligação entre pets e longevidade saudável foi publicado na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, que sugere que a posse de cães está ligada a uma redução de 21% no risco de morte.

Para determinar tal número, os pesquisadores estudaram pessoas com doenças durante um período de 12 anos. 

Os benefícios potencialmente prolongados da posse de cães podem ser atribuídos em parte ao aumento da atividade física de passear com o cachorro, especularam os autores. 

Benefícios hormonais

Os novos estudos se baseiam em um crescente corpo de pesquisas que mostram os benefícios dos animais de estimação, especialmente os cães.

Outro estudo descobriu que estudantes universitários que passaram 10 minutos acariciando cães e gatos tinham níveis mais baixos de cortisol, um hormônio que indica estresse, em comparação com estudantes que não interagiram com os animais. 

Já outro levantamento científico, com 1.769 pessoas na República Tcheca – todas sem histórico de doenças cardíacas – descobriu que ter animais de estimação, e especialmente cães, pode ser bom para a saúde do coração.

Em geral, os cientistas destacaram que as pessoas que possuíam qualquer animal de estimação eram mais propensas a relatar mais atividade física, melhor dieta e açúcar no sangue em um nível ideal. 

Os maiores benefícios de ter um animal de estimação foram para aqueles que possuíam um cachorro, independentemente de sua idade, sexo e nível de escolaridade.

Leia também::: Como os níveis hormonais mudam com o passar dos anos

Tenha uma pose responsável e uma vida social

A posse de animais de estimação vem com responsabilidades, é claro. Embora os benefícios dos animais de estimação sejam significativos para uma longevidade saudável, as conexões sociais e atividades com amigos e familiares também são fundamentais para a qualidade de vida.

Por isso, caso seja possível tenha um animal de estimação, mas dê a ele todo o amor, carinho, cuidado que eles merecem. Ao mesmo tempo, mantenha também uma conexão com outras pessoas.

Dessa forma, é possível ter uma longevidade saudável, que deve sempre ser aliada com os cuidados com o corpo e a mente.

Por fim, espero que tenham compreendido a ligação entre os animais de estimação e a longevidade saudável. E para mais dicas e muita informação, sigam também meu canal que mantenho no Youtube!