Quais são os sinais de distúrbios hormonais na pele?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
quais sao os sinais de disturbios hormonais na pele

Nossa pele conforme a idade avança. Mas alguns distúrbios hormonais também deixam suas marcas em nossa pele.

É natural no processo de envelhecimento que nossa pele também se altere. Afinal de contas, temos perda de colágeno, de elastina, nossa densidade óssea fica menor. 

E tais mudanças podem ser vista no nosso rosto, com o surgimento de rugas, de lábios mais finos, e de uma pele mais caída na região da papada.

Mas alguns desses sintomas não estão ligados apenas à idade que avança. Os distúrbios hormonais também podem ser percebidos por meio de sinais que surgem em nossa pele.

Par explicar alguns deles, preparei o artigo a seguir com algumas informações bastante úteis. Vamos conferir?

Os distúrbios hormonais

Os hormônios fazem parte do sistema endócrino, que regula as mensagens químicas por todo o corpo. 

O sistema endócrino regula os hormônios que controlam seu metabolismo, reprodução e crescimento. 

Hoje, os níveis hormonais de homens e mulheres estão mais desequilibrados do que no passado. 

Em comparação com duas décadas atrás, os níveis médios de testosterona dos homens diminuíram pelo menos 15%. 

Para as mulheres, cerca de 10% vivem com a Síndrome do Ovário Policístico, causada pelo desequilíbrio do hormônio reprodutivo. 

Essa mudança tem muitas causas, mas algumas podem ser atribuídas a certos produtos de higiene pessoal, estresse crônico e privação de sono, entre outros. 

Mas os distúrbios hormonais também são responsáveis por mudanças em nossa pele, que podem ser percebidos por alguns sinais.

Leia também::: Glândula pineal e o impacto na saúde metabólica

Surgimento de acne

As flutuações hormonais, menstruais ou cíclicas —ou ambas — nas mulheres causam aumento da produção de óleo nos poros, o que leva à acne. 

Os dois principais hormônios em jogo são o estrogênio e a progesterona, que variam amplamente ao longo do ciclo menstrual. 

O excesso de hormônios em seu corpo, como a testosterona, estimula as glândulas sebáceas, e a pele se livra dele com erupções císticas.

Olheiras

As olheiras crônicas que se recusam a desaparecer são um indicador de fadiga adrenal. 

À medida que seus níveis de estresse aumentam, seu corpo produz mais cortisol, o hormônio do estresse, que o ajuda a lidar com ele. 

Isso torna difícil para você dormir bem à noite e, mesmo que adormeça, seu sono é agitado e de baixa qualidade. 

Você pode não se sentir cansado, mas se tiver olheiras, isso significa que está tendo fadiga adrenal.

Pele seca

A pele seca também é resultado de um desequilíbrio hormonal causado pelo declínio dos níveis de hormônios reprodutivos, como o estrogênio, que normalmente estimulam as glândulas sebáceas. 

Além disso, à medida que os níveis hormonais caem, também diminui a produção de óleo, fazendo com que a pele fique seca, áspera, com coceira ou escamosa. 

É também um sinal de deficiência de ácidos graxos essenciais e outros nutrientes que, de outra forma, reabasteceriam as células da pele. 

A pele seca também é um sinal de tireoide, pois os hormônios tireoidianos estimulam as glândulas sebáceas. 

Quando os hormônios da tireoide estão desequilibrados, a circulação sanguínea na pele é reduzida, o que leva ao ressecamento.

Leia também::: Exercícios físicos e hormônios: Como essa relação favorece nossa saúde?

Marcas na pele

As marcas na pele são pequenos crescimentos de pele encontrados nas áreas do pescoço e das pálpebras. 

Ou seja, eles estão relacionados aos desequilíbrios dos hormônios da glicose e da insulina. Mas quando os hormônios começam a mudar, os níveis de estrogênio caem e a pele perde sua elasticidade. 

Isso pode levar à sobreposição de camadas de pele. Como resultado, a pele tende a esfregar contra si mesma, o que resulta na formação de marcas na pele. 

Eles são um sinal de síndrome metabólica, pré-diabetes, diabetes e SOP (síndrome dos ovários policísticos).

Pele amarela ou pálida

Por exemplo, a pele amarelada ou pálida é um sinal de tireóide ou diabetes e geralmente aparece na parte inferior das pernas. Isso ocorre quando há alterações nos vasos sanguíneos, que fazem com que a pele fique saliente, amarelada e com aparência de cera. 

Mas também pode sinalizar insuficiência hepática e também pode ser complementado pelo clareamento dos olhos. 

Mudanças na cor da pele também são um sinal de estresse e ansiedade.

Procure seu médico

Se perceber alguns dos sinais acima, procure seu médico de confiança. Ele poderá fazer exames para detectar seus distúrbios hormonais e tratar suas causas.

Mas no caso dos sinais que surgem no rosto e que mencionei logo no início do artigo, há alguns procedimentos cosméticos que ajudam a minimizar as marcas do tempo.

Podemos citar o botox, o preenchimento com ácido hialurônico, ou mesmo o uso de fio de sustentação.

Mas todos são procedimentos temporários, que visam minimizar os efeitos do tempo. Além disso, eles possuem um prazo de validade, quando precisarão ser reaplicados.

Portanto, com um conhecimento sobre os hormônios, e a detecção de distúrbios hormonais, é possível corrigir as falhas e inclusive fazer com que os procedimentos estéticos durem mais tempo.

Espero que os sinais de distúrbios hormonais na pele tenham ficado claros para você. E para mais informações, confira também o vídeo que gravei para meu canal no Youtube.