Quais são os fatores de risco para a menopausa precoce?

quais-os-fatores-de-risco-para-a-menopausa-precoce

A menopausa que ocorre antes dos 40 anos é chamada de menopausa precoce. Ela acomete em torno de 1% das mulheres.

Além de lidar com ondas de calor, mudanças de humor e outros sintomas que acompanham a menopausa, muitas mulheres que passam pela menopausa precoce precisam lidar com outras preocupações físicas e emocionais.

A menopausa ocorre quando seus ovários param de produzir óvulos, resultando em baixos níveis de estrogênio. O estrogênio é o hormônio que controla o ciclo reprodutivo.

Neste sentido, como a menopausa sinaliza o fim dos anos férteis, uma mulher que deseja engravidar provavelmente terá problemas.

No artigo abaixo separei alguns dos fatores de risco para a menopausa precoce. Siga a leitura para conferir!

O que é a menopausa?

Uma mulher está na menopausa quando não teve um período por mais de 12 meses. Mas os sintomas associados, como ondas de calor, começam muito antes da menopausa, durante um período denominado perimenopausa.

Qualquer coisa que danifique seus ovários ou interrompa a produção de estrogênio pode causar menopausa precoce.

Isso inclui quimioterapia para câncer ou uma ooforectomia (remoção dos ovários). Nestes casos, o seu médico ajudará a prepará-la para a menopausa precoce.

Mas você também pode entrar na menopausa mais cedo, mesmo que seus ovários ainda estejam intactos.

Leia também::: Telômeros e o impacto na longevidade

Quais fatores causam a menopausa precoce?

Existem várias causas conhecidas para a menopausa precoce, embora às vezes a causa exata não possa ser determinada.

Genética

Se não houver uma razão médica óbvia para a menopausa precoce, a causa provavelmente é genética. Sua idade no início da menopausa provavelmente é hereditária.

Saber quando sua mãe começou a menopausa pode fornecer pistas sobre quando você começará a sua própria.

Se sua mãe começou a menopausa cedo, é mais provável que você faça o mesmo. No entanto, os genes contam apenas metade da história.

Fatores de estilo de vida

Alguns fatores do estilo de vida podem ter um impacto no início da menopausa. Fumar tem efeitos antiestrogênicos que podem contribuir para a menopausa precoce.

Uma análise em 2012 de vários estudos mostrou que fumantes regulares ou de longo prazo provavelmente terão menopausa mais cedo.

Mulheres que fumam podem começar a menopausa um a dois anos mais cedo do que mulheres que não fumam.

O índice de massa corporal (IMC) também pode levar à menopausa precoce. O estrogênio é armazenado no tecido adiposo. Mulheres muito magras têm menos estoques de estrogênio, que podem se esgotar mais cedo.

Algumas pesquisas também sugerem que uma dieta vegetariana, falta de exercícios e falta de exposição ao sol ao longo da vida podem causar o início precoce da menopausa.

Defeitos cromossômicos

Alguns defeitos cromossômicos podem levar à menopausa precoce. Por exemplo, a síndrome de Turner (também chamada de monossomia X e disgenesia gonadal) envolve o nascimento com um cromossomo incompleto.

Mulheres com síndrome de Turner têm ovários que não funcionam corretamente. Isso costuma fazer com que elas entrem na menopausa prematuramente.

Outros defeitos cromossômicos também podem causar menopausa precoce. Isso inclui a disgenesia gonadal pura, uma variação da síndrome de Turner.

Nessa condição, os ovários não funcionam. Em vez disso, menstruações e características sexuais secundárias devem ser provocadas pela terapia de reposição hormonal, geralmente durante a adolescência.

Mulheres com Síndrome do X Frágil, ou portadoras genéticas da doença, também podem ter menopausa precoce. Esta síndrome é transmitida às famílias.

Doenças autoimunes

A menopausa prematura pode ser um sintoma de uma doença autoimune, como doenças da tireoide e artrite reumatoide.

Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico confunde uma parte do corpo com um invasor e o ataca.

A inflamação causada por algumas dessas doenças pode afetar os ovários. A menopausa começa quando os ovários param de funcionar.

Epilepsia

A epilepsia é um distúrbio convulsivo que se origina no cérebro. Mulheres com epilepsia têm maior probabilidade de apresentar insuficiência ovariana prematura, o que leva à menopausa.

Um estudo mais antigo de 2001 descobriu que em um grupo de mulheres com epilepsia, cerca de 14% das estudadas, tiveram menopausa prematura, em oposição a 1% da população em geral.