O número de brasileiros que trabalham à noite é de mais de 7 milhões, segundo dados do IBGE. E os riscos do trabalho noturno vão além do laboral — impactam diretamente sua saúde.
Em muitas indústrias, o turno da noite é uma parte necessária do dia normal de trabalho. As empresas operam durante a noite para produzir o maior volume possível e atender às demandas do mercado.
Nos hospitais, postos de combustível, motoristas, entre vários outros locais de trabalho, também há pessoas que trocaram o dia pela noite para conseguir o seu sustento.
Mas os funcionários encarregados de trabalhar nesses turnos irregulares por longos períodos de tempo podem sofrer de uma variedade de problemas de saúde.
Quais são esses problemas? Quais são os riscos do trabalho noturno? É estas respostas que você, meu amigo e minha amiga, encontram no artigo abaixo!
Os riscos do trabalho noturno
Trabalhar no turno da noite força seu corpo a operar em uma programação que vai contra seus ritmos circadianos naturais.
Na maioria das vezes, não é uma boa ideia ir contra o que a mãe natureza instituiu.
Dito isso, é possível retreinar seu corpo para dormir durante o dia e ficar acordado durante a noite.
O problema é que metabolicamente isto é impossível! Somos fruto de uma evolução que vem ocorrendo a milhares de anos e, desde a época das cavernas, nosso corpo foi programado para dormir na escuridão e acordar com os primeiros raios de Sol.
Abaixo, listo os principais riscos do trabalho noturno para a saúde:
1. Interfere nos ritmos naturais do sono
O sono é extremamente importante para sua saúde geral. Enquanto você dorme, seu corpo se livra de toxinas, repara lesões e reduz o estresse. Trabalhar no turno da noite interfere nesses processos essenciais. Isso pode levar a muitos dos distúrbios desta lista.
Leia também::: Como deixar o sistema imunológico mais forte
2. Aumenta o risco de câncer de mama
Mulheres que trabalham durante a noite correm um risco muito maior de contrair câncer de mama do que aquelas que trabalham apenas durante o dia. E não importa se você trabalha no turno da noite de forma consistente ou apenas uma noite por semana.
3. Aumenta o risco de infarto
Um estudo de 2012 do British Medical Journal concluiu que trabalhar no turno da noite causou um aumento de 7% na probabilidade de uma pessoa sofrer um infarto.
O estudo não abordou por quê o risco era maior para quem trabalha no turno da noite, mas os pesquisadores teorizam que a mudança nos hábitos de sono afeta a pressão arterial e a circulação.
4. Aumenta o risco de depressão
Trabalhar no turno da noite também tem um impacto negativo em sua saúde mental. Além disso, numerosos estudos mostram que o risco de depressão e transtornos do humor aumenta quando você trabalha no turno da noite.
5. Aumenta o risco de lesões no local de trabalho
Trabalhar no turno da noite significa trabalhar contra a inclinação natural do corpo de desligar certas funções-chave, como consciência e mobilidade.
Você certamente pode se forçar a permanecer acordado e móvel, mas seu corpo ainda quer desligar. Isso leva a uma redução no foco, atenção, produtividade e habilidades motoras finas.
Em certos empregos, quando você não pode dar atenção total ao trabalho, o risco de lesões aumenta drasticamente.
6. Altera o seu metabolismo
Seu metabolismo é regido principalmente por seus hormônios. O hormônio leptina, por exemplo, desempenha um papel crítico na regulação de seu peso, açúcar no sangue e níveis de insulina.
Mas trabalhar no turno da noite interfere na produção e circulação desse hormônio vital. Isso pode levar ao próximo conjunto de distúrbios desta lista.
Leia também::: O que pode causar a deficiência de testosterona?
7. Aumenta o risco de obesidade e diabetes
Dormir durante o dia e trabalhar à noite aumenta o risco de obesidade e diabetes. No caso dos trabalhadores noturnos, esses distúrbios são causados por um desequilíbrio na produção de hormônios.
O verdadeiro perigo aqui é que, mesmo se você seguir uma dieta saudável, o desequilíbrio hormonal ainda pode levar à obesidade e ao diabetes.
8. Aumenta o risco de problemas gastrointestinais
Se você trabalha no turno da noite por períodos prolongados de tempo, todos os efeitos mencionados acima podem se acumular e causar problemas gastrointestinais.
9. Suprime a melatonina
Quando você trabalha no turno da noite, está exposto à luz durante as horas do dia, quando seu corpo espera que esteja escuro.
A saber, esta reversão de claro e escuro suprime a produção e liberação de melatonina. A melatonina é responsável por controlar os ciclos de sono e vigília.
Essa diminuição nos níveis de melatonina significa que, ao tentar dormir durante o dia, você não dormirá profundamente ou não dormirá o suficiente para que seu corpo se recupere.
Como resultado, você pode sofrer de privação de sono a longo prazo, o que é extremamente ruim para sua saúde.
10. Priva seu corpo de vitamina D essencial
A vitamina D é essencial para sua saúde. Auxilia na absorção do cálcio e promove o crescimento ósseo.
Pouca vitamina D resulta em osteomalácia (ossos deformados) junto com uma série de outros distúrbios, como:
- Câncer de mama
- Câncer de colo
- Doença cardíaca
- Câncer de próstata
- Depressão
Você pode obter vitamina D comendo alimentos como queijo, iogurte, tofu e salmão ou por suplementação. Mas você absorve a grande maioria da vitamina D da luz solar.
Ou seja, quando você trabalha no turno da noite e dorme durante o dia, seu corpo não recebe a vitamina D de que precisa para funcionar adequadamente.
Se possível, mude de turno
É claro que precisamos compreender que a grande maioria dos trabalhadores se vê obrigado a trabalhar à noite para ganhar seu sustento.
Mas se for possível escolher o turno, dê preferência sempre para o diurno, e deixe a noite para dormir.
Dessa forma, no longo prazo, você colherá vários benefícios ligados à boa noite de sono, com melhor saúde e longevidade.
Portanto, agora que você já sabe os riscos do trabalho noturno, siga também meu canal do Youtube. Lá compartilho muitas dicas e informações para ter uma longevidade saudável!