O que é inflamação crônica subclínica?

o-que-e-a-inflamacao-cronica-subclinica

Todo corpo passa por momentos de inflamação, e é um mecanismo de autodefesa natural do nosso organismo. Porém, existem dois tipos de inflamação.

A inflamação aguda ocorre quando a resposta imunológica do corpo entra em ação para combater uma infecção ou lesão. É localizada, de curto prazo e parte de um sistema imunológico saudável.

A inflamação crônica subclínica, ou silenciosa, não é considerada saudável. É uma inflamação de baixo grau que se prolonga por meses ou até anos em todo o corpo.

Pode ser causada por doenças autoimunes como artrite reumatóide ou esclerose múltipla, estresse físico ou outras causas.

Os sintomas de inflamação crônica incluem dor ou rigidez nas articulações, problemas digestivos e fadiga.

O que é inflamação?

A inflamação é a forma de o corpo se curar como resultado de vários ataques contra ele por fatores estressantes irritantes ou prejudiciais ao corpo, como agentes patogênicos, lesões ou hábitos inadequados de estilo de vida.

O corpo, então, tenta curar o dano ao tecido resultante, enviando glóbulos brancos e seus produtos químicos de proteção para o local.

Portanto, a inflamação é necessária para manter o corpo saudável. Mas quando o corpo é repetidamente atacado por vários estímulos prejudiciais, a inflamação nunca termina e pode causar danos a longo prazo.

No caso da inflamação aguda, ela é do tipo saudável, em que o corpo monta uma defesa contra lesões repentinas, como um corte ou queimadura, ou uma doença como a gripe.

A inflamação crônica subclínica é do tipo perigoso, no qual o corpo passa meses ou mesmo anos tentando lutar contra ameaças constantes de nível inferior, como poluição, má nutrição, os efeitos do estresse contínuo, disruptores endócrinos, entre outros.

Leia também::: Será que as doenças na velhice são uma sentença?

Como ocorre a inflamação crônica subclínica

A inflamação crônica, entretanto, é outra história. Como você não pode ver ou sentir realmente esse tipo de inflamação, ela costuma ser chamada de “fogo silencioso” do corpo.

E isso faz todo o sentido, porque a palavra “inflamação” deriva da palavra latina “pegar fogo”.

A inflamação crônica ocorre quando o sistema imunológico do corpo não desliga por algum motivo e começa a queimar fora de controle, como um incêndio que não pode ser apagado facilmente.

Ele simplesmente continua produzindo células do sistema imunológico, deixando seu corpo em constante estado de alerta.

Quando as células do sistema imunológico não conseguem encontrar uma lesão ou doença para reparar, elas eventualmente atacam as células saudáveis, danificando seus tecidos e órgãos.

Esse tipo de dano é associado a uma série de doenças e distúrbios, incluindo asma, úlceras, artrite reumatóide, doenças cardíacas, colite ulcerativa, alergias, alguns tipos de câncer e até mesmo Alzheimer.

Infelizmente, você não pode ver a inflamação crônica de baixo grau até que o dano já esteja feito.

O maior desafio é que é silenciosa para muitos de nós, a menos que você saiba o que procurar.

A própria inflamação crônica pode ser silenciosa, mas é claro que as doenças evidentes não são. Você pode saber quando tem eczema ou diabetes, mas pode não perceber que tem algo a ver com inflamação.

O mistério da inflamação

Embora um médico romano chamado Celsus tenha identificado os sinais (e o propósito) da inflamação aguda por volta de 30 DC, a pesquisa sobre inflamação crônica não viu muito progresso até a segunda metade do século 20.

Mas médicos, cientistas e pesquisadores alertam que, apesar do alto perfil atual do problema, ainda há uma série de incógnitas.

É por isso que a inflamação crônica ainda é um mistério. Os verdadeiros gatilhos e como ocorre a inflamação ainda não são bem conhecidos.

Em geral, é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e hormonais. Em qualquer paciente, nunca podemos dar uma resposta exata sobre como tudo começou.

Portanto, embora seja amplamente aceito que a inflamação crônica pode causar ou promover muitas doenças e distúrbios, a principal questão que precisa de resposta é como isso acontece, embora haja uma série de teorias de estudos recentes.

Sobre como a inflamação crônica pode causar problemas digestivos, um estudo concluiu que a inflamação, independentemente de sua localização ou extensão, envia muitos sinais locais e sistêmicos, que por sua vez podem causar alterações no intestino.

A insuficiência cardíaca crônica, relatou o estudo, também está “associada a níveis aumentados de marcadores inflamatórios.

Quando a inflamação continua por muito tempo, ela pode estimular o crescimento de células cancerosas.

Essa inflamação crônica também inibe a imunidade das pessoas, suprimindo a capacidade do sistema imunológico de reconhecer o câncer como estranho e rejeitá-lo