Inflamação crônica subclínica: uma ameaça silenciosa

inflamação crônica subclínica

Você conhece os perigos da inflamação crônica subclínica?

Essa palavra pode parecer complicada e, provavelmente, você nunca ouviu falar sobre o assunto. Acontece que todos os dias nosso organismo passa por diversas agressões. Má alimentação, estresse, poluentes, entre outros.

Todos esses fatores afetam negativamente a sua longevidade sem que você perceba.

Continue até o final do artigo para saber o que é inflamação crônica subclínica.

Uma inflamação silenciosa

A principal característica dessa condição está na completa dissociação entre sinais e sintomas. A pessoa vive como se a sua saúde estivesse 100% em dia. No entanto, essa inflamação crônica é responsável por gerar as citocinas pró-inflamatórias.

Falo de proteínas capazes de desencadear reações no sistema imunológico que podem danificar qualquer órgão do corpo humano.

Os órgãos mais vulneráveis a esse processo são as artérias, o intestino, as articulações, os sistemas hormonais e os hormônios. Todos esses sistemas são atacados por anos a fio sem que o organismo expresse sintoma algum.

A inflamação crônica subclínica é especialmente preocupante porque em 55% dos casos ocasiona em morte súbita. Sem que o indivíduo esboce quaisquer sintomas, ele simplesmente manifesta um mal, como o infarto do miocárdio.

Essa é uma situação que tem menos a ver com o colesterol e mais com a inflamação crônica subclínica. Afinal, para que o colesterol fique acumulado pelos vasos sanguíneos, é preciso que exista uma inflamação no organismo. Diferente, o colesterol simplesmente circula livre pelo corpo.