Exercícios físicos e hormônios: Como essa relação favorece nossa saúde?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
exercícios físicos e hormônios

Entender a relação entre exercícios físicos e hormônios é um fator fundamental na promoção da saúde e da qualidade de vida.

E ainda que a maioria das pessoas associe os benefícios da prática de atividades físicas apenas à aparência do corpo, melhorias na qualidade do sono, do humor e até mesmo do sistema imunológico são mais do que comprovadas.

Sabe o que isso significa, meus caros e caras?

Acima de tudo, que a prática de exercícios físicos, de maneira contínua e regular, é capaz de equilibrar nosso organismo de forma saudável como um todo. E os principais responsáveis por esse equilíbrio são os hormônios.

Quer entender como tudo isso é funciona? Continue lendo este artigo.

Exercícios físicos e a liberação dos hormônios

Em diversas ocasiões falamos sobre a importância dos hormônios, e sobre o papel fundamental que eles possuem no equilíbrio do ambiente interno do corpo humano.

Uma vez que esse equilíbrio é comprometido, o sistema endócrino promove a liberação, ou supressão, de determinados hormônios, a fim de promover o restauro e o funcionamento correto do nosso organismo.

E é exatamente isso que acontece durante a prática dos exercícios físicos.

Em outras palavras, diante das alterações sofridas pelo metabolismo para suprir as demandas dos músculos em atividade, esse equilíbrio é alterado, desencadeando respostas hormonais cuja função é promover o reequilíbrio.

Entre os principais hormônios liberados durante a prática dos exercícios físicos, estão:

GH

O aumento do GH (hormônio do crescimento) no organismo ocorre porque a prática de atividade física estimula a hipófise, que é a região do cérebro responsável pela liberação desse hormônio.

Uma vez que isso acontece, o GH induz o crescimento celular e o uso de gordura como fonte de energia, além de estimular o ganho de massa magra, ele ainda estimula a queima de gordura.

Endorfina

Também liberada pela hipófise, a endorfina é um analgésico natural do corpo.

Além disso, ela age como responsável pela sensação de prazer e bem-estar que sentimos durante a prática de uma atividade física, ajudando no alívio da dor e na falta de disposição.

Catecolaminas

As catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) são hormônios produzidos pelas glândulas supra renais, liberados na corrente sanguínea durante a presença de um estresse psicológico ou físico.

Assim, atuando em conjunto, esses dois hormônios promovem, entre outros efeitos, o aumento da taxa metabólica, da liberação de glicose e de ácidos graxos livres no sangue.

Você também pode gostar de ler: Qual é a forma correta de fazer exercícios físicos em casa?

Os benefícios da atividade física

É inquestionável que a prática de exercícios físicos pode trazer diversos benefícios, tanto para o nosso corpo quanto para nossa mente.

E ainda que alguns desses benefícios sejam imediatos, outros, infelizmente, demorarão um pouco mais para serem notados, dependendo exclusivamente da persistência e constância com que nos exercitamos.

De fato, entre as principais vantagens da prática de atividades físicas, podemos destacar:

  • Aumento da imunidade;
  • Melhora do sono;
  • Melhora do humor;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Aumento da autoestima;
  • Prevenção e controle de doenças crônicas;
  • Melhora da composição corporal;
  • Melhora do condicionamento físico.

Hormônios x anabolizantes

O conceito de hormônios e remodelação hormonal ainda é algo que gera grandes confusões, até mesmo entre os profissionais de saúde.

Assim sendo, os números de pacientes queixosos sobre o uso de hormônios causar efeitos colaterais, ou simplesmente não funcionarem, só aumentam.

Inegavelmente, para evitar que isso ocorra, todo profissional de saúde tem o dever de compreender os princípios básicos de hormonologia.

E entender as diferenças entre esteroides anabolizantes e remodelação hormonal é o primeiro passo nesse sentido.

Será que o efeito fisiológico dos anabolizantes é semelhante ao tratamento de remodelação hormonal?

Com a finalidade de responder esta e outras perguntas tão pertinentes sobre o tema, gostaria de disponibilizar este livro digital, de minha autoria, que pode ser baixado gratuitamente clicando no imagem abaixo.

Um grande abraço.