Entenda a diferença entre reposição hormonal e o uso de anabolizantes

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
diferenca-entre-reposicao-hormonal-e-os-anabolizantes

Quando você pensa em reposição hormonal de testosterona, o que vem à mente? Muitos pensam em músculos anormalmente grandes e comportamento agressivo. 

No entanto, essa geralmente não é uma imagem precisa desse hormônio. Muitas pessoas vêem a testosterona dessa forma devido ao uso de esteróides anabolizantes. 

A terapia de reposição hormonal de testosterona pode ajudar homens com baixa testosterona que apresentam sintomas como baixa libido, fadiga, ganho de peso e até dificuldade de concentração. 

Infelizmente, muitos homens não procuram tratamento para esses sintomas devido ao equívoco de que todos os medicamentos de testosterona são ruins ou ilegais, como as drogas para melhorar o desempenho que alguns atletas usam. 

Na verdade, existem muitas diferenças entre a reposição hormonal de testosterona bioidência e os esteróides anabolizantes, como lhes apresento abaixo.

O que é terapia de reposição hormonal?

Em primeiro lugar, você pode estar se perguntando o que é terapia de reposição hormonal de testosterona. 

Este é um tratamento médico frequentemente usado para ajudar homens que sofrem de baixa testosterona. 

Os seres humanos produzem testosterona naturalmente, que é responsável por muitas funções diferentes no corpo. 

Por exemplo, a testosterona é responsável pelo desenvolvimento do pênis e testículos, pelo aprofundamento da voz durante a puberdade e pelo crescimento dos pelos faciais e púbicos. 

Também pode desempenhar um papel na libido, no tamanho e na força muscular, no crescimento e na força óssea e até na manutenção do humor. 

À medida que envelhecemos, no entanto, os níveis de testosterona começam a diminuir naturalmente como resultado do efeito catabólico do nosso corpo. 

Alguns homens experimentam uma redução significativa na testosterona, o que pode levar a sintomas que alteram a vida, como:

  • Fadiga
  • Dificuldades sexuais
  • Libido baixa
  • Disfunção erétil
  • Diminuição da produção de sêmen
  • Ganho de peso
  • Perda de massa muscular
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Diminuição da massa óssea

Alguns homens com hipogonadismo, ou baixa testosterona, podem até sentir ondas de calor, redução dos pelos faciais ou corporais e outros sintomas. 

Uma opção de tratamento para o hipogonadismo é a terapia de reposição hormonal de testosterona. 

O objetivo da terapia com testosterona é ajudar a reduzir os sintomas e ajudar a trazer sua testosterona de volta a níveis saudáveis.

Leia também::: Modulação hormonal: Aliada na qualidade de vida

O que são anabolizantes?

Em contraste, o uso de anabolizantes, que são esteróides androgênicos, visa geralmente aumentar a massa muscular ou o desempenho atlético. 

A palavra anabólica significa construção muscular, enquanto androgênica significa produzir características masculinas. 

O que comumente chamamos de anabolizantes contém andrógenos como a testosterona. No entanto, essas drogas geralmente incluem outros produtos químicos que visam melhorar o desempenho físico ou a aparência. 

Por exemplo, muitos esteróides ilegais contêm hormônio do crescimento e até insulina. 

Embora em alguns casos a terapia de reposição de testosterona e os esteróides ilegais tenham ingredientes idênticos, é como você os usa que faz a diferença. 

Os usuários de anabolizantes geralmente tomam doses muito mais altas para atingir um certo físico. 

Por exemplo, a maioria são levantadores de peso e fisiculturistas em seus 20 e 30 anos, alguns atletas de competição também usam esteróides como drogas para melhorar o desempenho. 

Leia também::: Qual a importância do equilíbrio hormonal?

Evite o uso de anabolizantes

Mas infelizmente, esse uso abusivo de anabolizantes deu uma má reputação à terapia de reposição hormonal de testosterona devido aos sintomas de excesso de testosterona e outras substâncias químicas nos esteróides. 

O importante a lembrar sobre os esteróides anabolizantes é que eles geralmente são usados ​​para elevar o nível de testosterona em seu corpo acima do normal.

Isso pode ter alguns benefícios de curto prazo para a construção muscular, mas também pode ter algumas consequências terríveis.

Os hormônios são coisas muito delicadas que devem ser equilibradas sempre que possível. O corpo faz um trabalho decente ao equilibrar nossos hormônios para nós, mas quando interferimos com o uso de esteróides anabolizantes, isso pode fazer mais mal do que bem. 

Além disso, pessoas que apresentam desequilíbrio hormonal costumam ter efeitos colaterais muito graves e duradouros. No caso de aumento da testosterona, isso pode até levar à morte por infarto e outras doenças.

Por isso, o melhor caminho para lhe devolver os níveis ideais de testosterona no corpo é por meio da reposição hormonal, que usará um método seguro para seu fim.

Portanto, como médico não posso jamais recomendar o uso de anabolizantes, e respeito àqueles que o usam. Mas devo sempre alertar para as terríveis consequências que eles podem produzir.

Inclusive, recomendo também que assistam ao vídeo que preparei para meu canal do Youtube, no qual falo mais dessas diferenças entre reposição hormonal e uso de anabolizantes. É só dar o play abaixo!