Como otimizar o sistema imunológico?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
como-otimizar-o-sistema-imunologico

A nossa saúde e qualidade de vida e longevidade saudável está diretamente ligada ao nosso sistema imunológico. 

O sistema imunológico é incrivelmente complexo. Tem de ser suficientemente forte e sofisticado para combater uma variedade de doenças e infecções.

Mas também não pode ser tão forte que reaja exagerada e desnecessariamente, causando o desenvolvimento de alergias e outras doenças auto-imunes. 

Para operar em um equilíbrio tão delicado, meus caros e minhas caras, o sistema imunológico tem controle rígido por uma variedade de entradas.

Mas, apesar de sua complexidade, existem hábitos de estilo de vida diários nos quais você pode se concentrar para ajudar a dar ao seu sistema imunológico o que ele precisa para combater uma infecção ou doença. 

No artigo abaixo, compartilho algumas informações sobre como otimizar seu sistema imunológico, lhe proporcionando mais qualidade de vida e uma longevidade saudável. 

Fortaleça sua longevidade

Uma das maneiras mais importantes de fortalecer sua longevidade é estimulando o sistema imunológico. 

Normalmente, há uma correlação direta entre o declínio da vitalidade imunológica e o declínio da expectativa de vida. 

Isso é senso comum, uma vez que nosso sistema imunológico nos protege de infecções e nos ajuda a responder a vários desafios à nossa homeostase saudável.

Quanto menos eficiente for o seu sistema imunológico, mais propenso você estará à inflamação. 

A boa notícia é que quanto mais você estimula o seu sistema imunológico, melhor você é capaz de lidar com os desafios de saúde da vida diária, independentemente da sua idade.

Tradicionalmente, as pessoas são complacentes em aceitar a menor função do sistema imunológico com a idade. Mas, ao desafiar as limitações do envelhecimento, devemos desafiar também a inevitabilidade do declínio do nosso sistema imunológico. 

Em outras palavras, precisamos criar um sistema imunológico sem idade, estimulando nossas defesas continuamente. 

Faça uma dieta saudável

Os nutrientes que você obtém dos alimentos — em particular, alimentos à base de plantas como frutas, vegetais, ervas e especiarias — são essenciais para manter seu sistema imunológico funcionando corretamente. 

Muitos alimentos vegetais também têm propriedades antivirais e antimicrobianas, que nos ajudam a combater as infecções.

Por exemplo, especiarias como cravo, orégano, tomilho, canela e cominho contêm propriedades antivirais e antimicrobianas. 

Além disso, o zinco, folato, ferro, selênio, cobre e vitaminas A, C, E, B6 e  B12 que  você obtém dos alimentos que você ingere são os nutrientes de que seu sistema imunológico precisa para fazer seu trabalho. 

A deficiência de vitamina C pode aumentar a probabilidade de infecção. Nossos corpos não produzem essa vitamina essencial solúvel em água por conta própria. Dessa forma, precisamos obtê-la por meio de alimentos (como frutas cítricas e vários vegetais crucíferos. 

A proteína também é crítica para a saúde imunológica. Os aminoácidos nas proteínas ajudam a construir e manter as células imunológicas, e economizar esse macronutriente pode diminuir a capacidade do corpo de combater infecções. 

Em um estudo, os ratos que comiam uma dieta composta de apenas 2% de proteína foram mais severamente afetados pela gripe do que os ratos que comiam uma dieta “proteína normal” com a proteína de 18%. 

Mas quando os pesquisadores começaram a alimentar o primeiro grupo com uma dieta de “proteína normal”, os ratos foram capazes de se livrar do vírus.

Quando se trata de uma dieta que oferece suporte à boa saúde imunológica, concentre-se em incorporar mais plantas. 

Cenouras, brócolis, espinafre, pimentão vermelho, damascos, frutas cítricas e morangos são todos ótimas fontes de vitaminas A e C. Por outro lado, as sementes e nozes fornecem proteínas, vitamina E e zinco. 

Leia também::: Como melhorar a imunidade através de ações simples?

Mantenha o estresse sob controle

De acordo com uma revisão publicada em 2015, o estresse de longo prazo leva a níveis cronicamente elevados de cortisol, o hormônio esteróide. 

O corpo depende de hormônios como o cortisol durante episódios de estresse de curto prazo (quando seu corpo entra em uma resposta de “lutar ou fugir”).

O cortisol tem um efeito benéfico de realmente impedir que o sistema imunológico responda antes que o evento estressante termine (para que seu corpo possa reagir ao estressor imediato). 

Mas quando os níveis de cortisol estão constantemente altos, ele essencialmente bloqueia o sistema imunológico de entrar em ação. Ou seja, deixa de fazer seu trabalho de proteger o corpo contra ameaças potenciais de germes como vírus e bactérias.

Tenha um sono de boa qualidade

Seu corpo se cura e se regenera enquanto você dorme, tornando o sono adequado fundamental para uma resposta imunológica saudável.

Mais especificamente, o sono é um momento em que seu corpo produz e distribui células imunológicas essenciais. Entre elas estão:

  • citocinas (um tipo de proteína que pode lutar ou promover a inflamação)
  • células T (um tipo de glóbulo branco que regula a resposta imunológica)
  • interleucina 12 (uma citocina pró-inflamatória)

Quando você não dorme o suficiente, seu sistema imunológico pode não fazer essas coisas também. Isso o torna menos capaz de defender seu corpo contra invasores prejudiciais e aumentando a probabilidade de você ficar doente. 

Um estudo descobriu que, em comparação com adultos jovens saudáveis ​​que não tinham problemas de sono, os adultos jovens saudáveis ​​com insônia eram mais suscetíveis à gripe, mesmo após serem vacinados.

A privação de sono também eleva os níveis de cortisol, o que obviamente também não é bom para a função imunológica. Nosso sistema imunológico se desgasta como resultado, e tendemos a ter [menos] reservas para lutar ou se recuperar de doenças.

Pratique exercícios regularmente

O exercício regular reduz o risco de desenvolver doenças crônicas (como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas), bem como infecções virais e bacterianas.

Os exercícios também aumentam a liberação de endorfinas (um grupo de hormônios que reduzem a dor e criam sensações de prazer). Isso os torna uma ótima maneira de controlar o estresse. 

Uma vez que o estresse afeta negativamente nosso sistema imunológico, esta é outra maneira que os exercícios podem melhorar a resposta imunológica.

Há uma abundância de evidências epidemiológicas mostrando que as pessoas que são mais ativas em geral tendem a ter menor incidência de doenças agudas (como infecções) e crônicas (como câncer e diabetes tipo 2). 

Mas estudos que analisaram como os exercícios afetam o corpo em nível celular sugerem que os períodos de atividade física podem tornar seu sistema imunológico mais vigilante. Para isso, ele distribui células imunológicas por todo o corpo para procurar células danificadas ou infectadas.

Leia também::: A longevidade associada aos telômeros

Cuide da sua saúde e do seu sistema imunológico

Como fica claro, existem diversas ações que você tem que tomar. A primeira é entender que o sistema imunológico está ligado diretamente ao sistema digestivo. Por isso, cuidar do sistema digestivo é de suma importância para ter saúde. 

Portanto, para saber mais sobre como otimizar o sistema imunológico por meio do fortalecimento do sistema digestivo, confira também o vídeo que falo sobre o tema e que gravei para meu canal do Youtube dando o play abaixo!