Como melhorar a imunidade através de ações simples?

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
como-melhorar-a-imunidade-com-acoes-simples

Se você deseja melhorar sua imunidade, pode estar se perguntando como ajudar seu corpo a combater doenças.

Na verdade, há diversas ações simples que podem melhorar o sistema imunológico, e a grande maioria delas está diretamente ligada ao nosso estilo de vida.

Embora seja mais fácil falar do que fazer, várias mudanças na dieta e no estilo de vida fortalecem as defesas naturais do corpo. Também ajudam a lutar contra patógenos nocivos ou organismos causadores de doenças.

No artigo abaixo, apresento algumas formas de melhorar a imunidade, permitindo que possamos ter uma longevidade saudável e uma melhor qualidade de vida!

Como melhorar sua imunidade

A ideia de  aumentar sua imunidade  é atraente, mas a capacidade de fazer isso se mostrou ilusória por vários motivos. 

O sistema imunológico é exatamente isso — um sistema, não uma entidade única. Para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia. 

Ainda há muito que os pesquisadores não sabem sobre as complexidades e a interconexão da resposta imunológica. 

Por enquanto, não há ligações diretas cientificamente comprovadas entre estilo de vida e função imunológica aprimorada.

Mas isso não significa que os efeitos do estilo de vida no sistema imunológico não sejam intrigantes e não devam ser estudados. 

Os pesquisadores estão explorando os efeitos da dieta, exercícios, idade, estresse psicológico e outros fatores na resposta imunológica, tanto em animais quanto em humanos. 

Nesse ínterim, as estratégias gerais para uma vida saudável fazem sentido, pois provavelmente ajudam a função imunológica e trazem outros benefícios comprovados para a saúde.

O papel do sono

Sono e imunidade estão intimamente ligados. Na verdade, o sono inadequado ou de má qualidade está relacionado a uma maior suscetibilidade a doenças.

Por exemplo, em um estudo com 164 adultos saudáveis, aqueles que dormiam menos de 6 horas por noite eram mais propensos a pegar um resfriado do que aqueles que dormiam 6 horas ou mais por noite.

O descanso adequado pode fortalecer sua imunidade natural. Além disso, você pode dormir mais quando estiver doente para permitir que seu sistema imunológico lute melhor contra a doença.

Os adultos devem ter como objetivo dormir 7 ou mais horas todas as noites, enquanto os adolescentes precisam de 8 a 10 horas e as crianças mais novas e bebês de até 14 horas.

E o ideal é sempre limitar o tempo de tela por uma hora antes de dormir. Afinal, a luz azul emitida pelo seu telefone, TV e computador atrapalha seu ritmo circadiano ou o ciclo natural de vigília-sono de seu corpo.

Outras dicas de higiene do sono incluem dormir em um quarto completamente escuro, como nossos ancestrais faziam nas cavernas 

Também ir para a cama no mesmo horário todas as noites e fazer exercícios regularmente.

Leia também::: Saúde intestinal e o impacto na depressão

Tenha uma boa alimentação

Alimentos vegetais inteiros como frutas, vegetais, nozes, sementes e leguminosas são ricos em nutrientes e antioxidantes que podem lhe dar uma vantagem contra patógenos nocivos.

Os antioxidantes nesses alimentos ajudam a diminuir a inflamação, combatendo compostos instáveis ​​chamados radicais livres, que podem causar inflamação quando se acumulam em seu corpo em níveis elevados. 

A inflamação crônica está ligada a várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer e certos tipos de câncer.

Enquanto isso, a fibra dos alimentos vegetais alimenta o microbioma intestinal, ou a comunidade de bactérias saudáveis ​​no intestino. 

Um microbioma intestinal robusto pode melhorar sua imunidade e ajudar a impedir que patógenos prejudiciais entrem em seu corpo através do trato digestivo.

Além disso, frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, o que reduz a duração do resfriado comum e aumentar a imunidade de forma geral.

Tenha um intestino saudável

Alimentos fermentados são ricos em bactérias benéficas chamadas probióticos, que povoam seu trato digestivo.

A pesquisa sugere que uma rede florescente de bactérias intestinais pode ajudar as células do sistema imunológico a diferenciar entre células normais e saudáveis ​​e organismos invasores prejudiciais.

Se você não come regularmente alimentos fermentados, os suplementos probióticos são outra opção.

Além disso, em um estudo de 28 dias em 152 pessoas infectadas com rinovírus, aqueles que suplementaram com o probiótico Bifidobacterium animalis tiveram uma resposta imunológica mais forte e níveis mais baixos do vírus em seu muco nasal do que um grupo de controle.

Pratique atividades

Embora os exercícios intensos prolongados possam suprimir o sistema imunológico, os exercícios moderados podem dar-lhe um impulso.

Estudos indicam que mesmo uma única sessão de exercícios moderados pode aumentar a eficácia das vacinas em pessoas com sistema imunológico comprometido. 

Acima de tudo, exercícios regulares e moderados podem reduzir a inflamação e ajudar as células do sistema imunológico a se regenerarem regularmente.

Exemplos de exercícios moderados incluem caminhada rápida, ciclismo constante, corrida, natação e caminhadas leves. 

A maioria das pessoas deve fazer pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana.

Leia também::: Qual a importância do equilíbrio hormonal?

Fortaleça sua imunidade

Várias outras técnicas ajudam a aumentar sua imunidade de forma natural. Por exemplo você pode gerenciar seus níveis de estresse, manter-se hidratado, limitar o consumo de açúcar e outros alimentos ultraprocessados, entre outros.

Mas com essas mudanças no estilo de vida, você também melhora sua qualidade de vida e passa a desfrutar de mais vitalidade e terá uma longevidade mais saudável.

Portanto, espero que tenha gostado do artigo sobre como melhorar a imunidade com ações simples. E para mais dicas e muita informação, siga também meu canal no Youtube!