Como deixar o sistema imunológico mais forte

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
como-deixar-o-sistema-imunologico-mais-forte

A nossa saúde e qualidade de vida está diretamente ligada ao nosso sistema imunológico. E quando ele é deficitário, surgem diversos problemas em nosso organismo.

Por isso, ter um sistema imunológico forte, além de evitar inúmeras doenças, proporcionará uma vida mais longínqua e com mais qualidade. 

Mas como otimizar o sistema imunológico meus amigos e minhas amigas? Como fortalecer o sistema imunológico?

É sobre este tema que trato no artigo abaixo!

Sistema imunológico e sistema digestivo

Não muito tempo atrás, acreditávamos que as bactérias tinham pouco a ver com nosso bem-estar e as considerávamos uma entidade separada que apenas auxiliava a digestão de certos alimentos.

Mais recentemente, tornou-se um fato que os humanos possuem tantas células bacterianas quanto células humanas — com mais de 10.000 espécies e trilhões de microorganismos presentes em nosso intestino!

Graças aos avanços médicos e aos custos reduzidos do sequenciamento genético, o conhecimento sobre as bactérias está crescendo continuamente. 

Na verdade, os cientistas acreditam que as bactérias contribuem muito para o nosso nível de bem-estar e saúde, especificamente as bactérias encontradas em nosso intestino.

Leia também::: Qual a importância do equilíbrio hormonal?

As bactérias do nosso corpo

Os pesquisadores estão apenas começando a ver o quão grande é a influência das bactérias em nossa saúde. 

Mas na verdade, a microbiota intestinal impacta muitos processos fisiológicos. Isso inclui humor, nível de concentração, memória, peso, digestão e muito mais. 

Hoje, os pesquisadores estão consistentemente apontando para a influência dos alimentos na composição e funcionamento microbiano. 

Alguns alérgenos alimentares como soja e laticínios podem perturbar o delicado revestimento intestinal do intestino. 

Enquanto outros, como os probióticos, podem apoiar o fortalecimento das junções estreitas das células epiteliais que revestem o intestino. 

Manter uma proporção equilibrada de bactérias boas e más é crucial para nossa saúde. Mas quanto mais os mocinhos estiverem do seu lado, maiores serão as chances de seu sistema imunológico e intestino protegerem o corpo das bactérias destrutivas. 

Como funciona o sistema imunológico?

O sistema imunológico tem um papel vital no corpo: protegê-lo de invasores estranhos e prejudiciais.

Consiste em um grupo de células, proteínas e órgãos que trabalham juntos para proteger o corpo de germes, vírus, fungos e patógenos. 

Além disso, as células imunológicas atuam como a primeira linha de defesa do seu corpo — elas reconhecem, identificam e neutralizam quaisquer substâncias nocivas (ambientais ou patogênicas) que tenham penetrado no corpo.

Quando o sistema imunológico está funcionando perfeitamente, isso passa despercebido. No entanto, quando não funciona adequadamente ou quando você está esgotado, suas defesas ficam fracas demais para lutar. 

Oportunistas, bactérias e vírus se espalham e são mais propensos a deixá-lo doente!

O sistema imunológico é composto por dois subsistemas — o sistema imunológico inato e o sistema imunológico adaptativo.

Sistema imunológico inato 

Defende o corpo de patógenos não específicos que entram no corpo. Age principalmente por meio de células imunológicas chamadas células assassinas e fagócitos (células que comem ou engolfam que lutam contra patógenos que entram em seu corpo através de várias passagens (boca, pele e nariz, por exemplo).

Sistema imunológico adaptativo 

Tem como alvo determinados patógenos já encontrados pelo corpo. Também é conhecida como resposta imune adquirida ou específica. 

Ou seja, sistema imunológico adaptativo, como o nome sugere, se adapta às mudanças nas cepas de bactérias e vírus de modo que aprende a defender o corpo mesmo com o tempo.  

Fortaleça seu sistema intestinal

Felizmente, da mesma forma que os bandidos podem superpopular o intestino, os mocinhos também podem.

Ou seja, a melhor forma de deixar seu sistema imunológico mais forte, é fortalecendo também seu sistema intestinal.

A pesquisa epigenética está descobrindo que temos mais controle sobre nossa biodiversidade do que pensamos. Os genes podem ser influenciados.

Mas mudar a maneira como você se alimenta pode mudar a expressão de seus genes ao povoar o microbioma com diversas células microbianas.

Por exemplo, melhorar sua dieta cortando alimentos processados ​​e incluindo mais fibras prebióticas (vegetais e leguminosas) pode aumentar a biodiversidade. 

Além disso, comer alimentos ricos em probióticos, como kefir, chucrute e probióticos, pode restaurar a composição e reintroduzir micróbios fortes, permitindo um microbioma intestinal mais eficiente, imunidade e habilidades cognitivas. 

Dessa forma, seu corpo estará melhor preparado para lidar com as ameaças externas e ficará menos doente.

Leia também::: O efeito da quercetina: como ela pode afetar sua longevidade

Cuide do seu corpo!

Nosso corpo é nossa morada, e por isso, devemos cuidar dela de forma especial. Neglicenciar os cuidados com o corpo é perigoso e podem afetar diretamente nossa saúde.

Como fica claro no artigo acima, o sistema imunológico é nossa principal defesa e por isso, devemos mantê-lo sempre forte e saudável.

E isso envolve também os cuidados com nosso sistema digestivo, em ter uma flora intestinal saudável, uma microbiota formada por mocinhos.

Espero que o artigo sobre como deixar o sistema imunológico mais forte lhe  tenha sido útil. A saber, caso queira ampliar seu conhecimento, confira ainda o vídeo que gravei sobre o tema para meu canal do Youtube. É só dar o play abaixo!