Alzheimer e os hormônios: como combater a doença?

alzheimer e os hormônios

Você conhece a relação entre Alzheimer e os hormônios?

A doença tão temida pela maioria da população está completamente ligada às alterações hormonais que ocorrem com o tempo. Afinal, nossa química cerebral é completamente influenciada por tais mudanças.

Os hormônios atuam preservando as ramificações do cérebro conhecidas como dendritos. Esses dendritos são os responsáveis pela comunicação entre as células de nosso cérebro.

Conforme envelhecemos, os dendritos ficam cada vez mais sensíveis às alterações hormonais, dificultando as intercomunicações e originando doenças neurodegenerativas.

Se esse processo tem a ver com envelhecimento, é possível evitar? Como a maioria das doenças, afirmo que sim. Continue até o final do artigo para entender como você pode combater o Alzheimer cuidando dos seus hormônios.

A regulação hormonal

Entre as doenças neurodegenerativas, a mais grave e preocupante sem dúvidas é o Alzheimer. Quando os dendritos perdem a capacidade de comunicação, a consequência é o desenvolvimento da doença.

O grande problema é que a maior parte dos diagnósticos só ocorre quando não há nada mais a ser feito pelo paciente. Ou seja, o Alzheimer já está consolidado e só resta controlar a doença.

Nesse estágio, o cérebro já perdeu tantos neurônios que reverter a saúde cerebral é inviável. Aos poucos, a pessoa começa a esquecer o nome de familiares, o seu endereço, número de telefone, entre outras informações do cotidiano.

No começo, é comum ouvir que é “um sintoma da idade” e deixar de lado. No entanto, conforme o quadro agrava, o diagnóstico pode revelar um problema muito mais sério.

Um dos caminhos para evitar essa doença neurodegenerativa crônica é cuidar da sua regulação hormonal por toda a vida. Especialmente se já existem casos de Alzheimer na família.